fbpx

banner-20deagosto-DiadoMacom

No Estado de Santa Catarina e desde 2005, o “Dia do Maçom” é oficialmente comemorado em 20 de agosto, nos termos da Lei Estadual nº 13.461, de 6 de setembro daquele ano, de iniciativa do Deputado e Irmão Jorginho Mello.

Assim, no momento em que celebramos data tão significativa, afigura-se oportuno referir que a Maçonaria visa transformar positivamente os homens para que estes possam promover a construção da sociedade, sobretudo pelo exemplo. Somos parte integrante e indissociável de uma mesma natureza e estamos conectados em todos os sentidos, quer consideremos tanto o micro como o macrocosmo, de modo que só há razão para nossa existência na medida em que aprendemos a coexistir em Sociedade e somos espontaneamente fraternos e solidários para com nossos semelhantes.

Parabéns, portanto, a todos os Irmãos Maçons e que o Grande Arquiteto do Universo continue a nos iluminar nessa senda que nos faz pessoas melhores a cada dia.

A propósito da relevância do momento político-eleitoral e das campanhas em curso em todo o país em favor do “Voto Cidadão” e “Contra a Corrupção e a Impunidade”, patrocinadas pelas 27 Grandes Lojas Brasileiras reunidas na Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, divulgamos poesia de autoria do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Pernambuco, Irmão Dimas José de Carvalho:

NÓS E ELES

Podem pensar que não fazemos
Imaginar que não estamos
Minimizar o que pensamos
E até zombar de como somos

São muitas formas de disfarce
E tantos modos os dos omissos
Que não assumem como nós
Fidelidade aos compromissos

De eternizar a liberdade
Vivenciar a lealdade
Empoderar só a verdade
E combater a iniquidade

Para saber o que eles temem
É só olhar o que não fazem
Para saber do que eles fogem
É só “sentir”o que não dizem

Ao não ouvir o que falamos
E não saber o que fazemos
Fecham os olhos ao que somos
Menosprezando o que queremos

Mas nós a eles enfrentamos
Porque a eles não tememos
Vamos bradar o que falamos
Escancarar como fazemos!

E eles que tentem continuar ignorando-nos…

Irmão João Eduardo Noal Berbigier
Grão-Mestre

“A Construção Social pelo Exemplo”