fbpx

Foi realizado no período de 3 a 7 de julho de 2019, a 48ª Assembleia Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB, em Brasília – DF.

A Grande Loja de Santa Catarina se fez representar pelo Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, assessorado pelos Irmãos: Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre; Luiz Augusto Portella Filho, Assessor Especial do Grão-Mestre para Assuntos da CMSB; Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Grande Secretário Guarda-Selos; Gil Nazareno Losso, Grande Tesoureiro e Orlando de Oliveira Reis, Grande Secretário de Relações Exteriores.

A abertura ocorreu no dia 3, quarta feira, no Centro de Convenções do Hotel Royal Tulip, organizada pela Grande Loja Maçônica do Distrito Federal e presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre daquela Grande Loja, Irmão Armando Assumpção.

O Irmão General Hamilton Mourão, Vice-presidente da República Federativa do Brasil, proferiu a palestra “Situação Política e Econômica do País, Bem Como os Desafios do Atual Governo“, onde fez profunda análise sobre os desafios que se colocam à frente para nosso país, em exposição histórica e suas perspectivas.

A Plenária de Grão-Mestres, teve a participação das 27 Grandes Lojas do Brasil, além de outras Potências do exterior.

Da esquerda para a direita, a Comitiva da Grande Loja de Santa Catarina, formada pelo Irmãos Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Grande Secretário Guarda Selos; Orlando de Oliveira Reis, Grande Secretário de Relações Exteriores; Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão Mestre; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre; Gil Nazareno Losso, Grande Tesoureiro; e Luiz Augusto Portella Filho, Assessor Especial do Grão-Mestre para Assuntos da CMSB.

Os temas tratados na Plenária dos Grão-Mestres, além de terem foco na inovação e criatividade, com utilização de ferramentas tecnológicas, não se afastaram das tradições maçônicas. Durante os debates a Grande Loja de Santa Catarina pode oferecer proposições pertinentes que se somaram às conclusões.

Dentre os assuntos tratados e deliberados durante a Assembleia, destacaram-se:

  • Apresentação, pela Grande Loja de Minas Gerais, do aplicativo para celulares denominado “FRAT”, cujo objetivo é permitir uma maior interatividade entre a comunidade maçônica e a Potência
  • Aprovação do novo manual de Paramentos e Jóias
  • Apresentação da “Operação Acolhida”, que trata do acolhimento dos Venezuelanos em Ipacaraima (Roraima) dando condições de interiorização dos imigrantes. O Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina se manifestou, parabenizando a iniciativa sugerindo que a CMSB tome frente da Campanha
  • Proposição do reconhecimento dos HIKMAT SHRINERS como entidade paramaçônica. Os HIKMAT SHRINERS fazem o atendimento a crianças que possuem deficiências graves acompanhando-as até a maioridade
  • Foi apresentado o Relatório 2018/2019 do Secretário Geral da C.M.S.B. e Proposta Orçamentária para o período 2019 / 2020
  • Foi apresentado e aprovado o Parecer da Comissão Fiscal sobre a Prestação de Contas da Secretaria Geral, referente ao período de julho/2018 a junho/2019
  • Elaboração da Carta de Brasília (Leia aqui)

Foi eleita a nova secretária geral da CMSB, para o período 2019 – 2021, que terá a frente o Irmão Cassiano Teixeira de Moraes (DF), tendo como seu adjunto o Irmão Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas (Tataco – MG).

Na foto acima, a Comitiva da Grande Loja de Santa Catarina, o Grão-Mestre da Grande Loja do Distrito Federal, Irmão Armando Assumpção; o Secretário Geral da CMSB eleito, Irmão Cassiano Teixeira de Moraes (DF); e o Secretário Geral Adjunto eleito, Irmão Geraldo Eustáquio Coelho de Freitas (Tataco – MG).

Ficou ainda aprovada que a 49ª Assembléia Geral da CMSB será realizada em Aracajú – SE, no período de 8 a 12 de julho de 2020, sob a responsabilidade da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe.

 

Paralelamente à Plenária dos Grão-Mestres transcorreu o Seminário dos Grandes Secretários de Relações Exteriores, com a participação do Irmão Orlando de Oliveira Reis, em nome da Grande Loja de Santa Grande. Os trabalhos deste Seminário estiveram voltados, entre outros assuntos, a temas que versavam sobre o Protocolo Internacional que rege a Regularidade e Reconhecimento das Potências espalhadas pelo mundo. Com realce para a situação da Maçonaria na Itália e no Paraguai, em razão de que nestas Jurisdições florescem disputas de território, ensejando cautela da parte das Grandes Lojas brasileiras, quando ocorrerem proposições de tratados de amizade, oriundos desses países.

Grupo dos Grandes Secretários de Relações Exteriores.

Apresentação do Relatório com as conclusões finais do Seminário dos Grandes Secretários de Relações Exteriores. Leia aqui.

A seguir, mais registros fotográficos:

O Irmão Anderson Redinha Malgueiro, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, participou, ainda no dia 6 de julho, da inauguração do Memorial da Ordem Demolay, representando o Sereníssimo Grão-Mestre, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff.