Entre os dias 7 e 11 de julho, em Aracajú, capital do estado de Sergipe, aconteceu a 50ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. A CMSB é uma entidade maçônica associativa que congrega as 27 Grandes Lojas Brasileiras. Nas reuniões em Assembleia são deliberados assuntos de interesse geral da maçonaria e da sociedade.

Abertura

De forma inédita, por causa da pandemia que estamos vivenciando, esta Assembleia aconteceu de forma híbrida. Reuniram-se presencialmente 21 Grandes Lojas.

Quem não pode comparecer, participou virtualmente, como foi o caso do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, e de outros Grão-Mestres.

Prestigiaram, também, os Grão-Mestres das Grandes Lojas do México, Paraguai e Perú.

Assembleia dos Grão-Mestres

Na Assembleia dos Grão-Mestres,  um dos destaques foi a eleição do novo Secretário Geral da CMSB, Irmão Aldino Brasil de Souza, ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Rondônia, e do Secretário Adjunto, Irmão Ronaldo Fernandes, ex-Grão-Mestre da Grande Loja do Estado de São Paulo.

Momento em que o Irmão Cassiano Teixeira de Morais (de pé, a esquerda), ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, transfere a Secretaria Geral da CMSB para o Irmão Aldino Brasil de Souza.

Assuntos que foram destaques nesta Assembleia:

• Carta de Sergipe (conferir aqui)
  • Carta Comab (verificar aqui. Necessário estar logado para acessar)
  • Nota de Solidariedade à Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal (clique para ler. Necessário estar logado para acessar)
  • Aprovação do relatório do Seminário dos Grandes Secretários de Relações Exteriores das Grandes Lojas do Brasil.
  • Apresentação e aprovação dos temas interno (“Juventude e Paramaçonaria – Tornando Feliz a Humanidade“) e externo (“O Trabalho para a Construção da Cidadania Brasileira”) para a 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, que será realizada em Florianópolis/SC.

Mais informações podem ser conferidas clicando aqui. (Necessário estar logado para acessar).

O ponto alto da Assembleia dos Grão-Mestres, foi quando o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, fez apresentação sobre a 51ª Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (www.cmsb2022.com.br), que terá como sede a cidade de Florianópolis de 13 a 16 de julho de 2022. Sua presentação empolgou a todos e grande foi a manifestação em participar do evento.

Nesta apresentação, foi mostrado um vídeo, convocando os Irmãos para os trabalhos em Santa Catarina.

No Seminário dos Grandes Secretários de Relações Exteriores das Grandes Lojas do Brasil, igualmente realizado de forma híbrida, a Grande Loja de Santa Catarina foi representada, de forma virtual, pelo Irmão Orlando de Oliveira Reis, Grande Secretário de Relações Exteriores.

O relatório dos assuntos tratados neste seminário podem ser conferidos clicando aqui (necessário estar logado).

A Grande Loja de Santa Catarina

De forma presencial,representaram a Grande Loja de Santa Catarina e viabilizaram o lançamento da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, que será realizada em Florianópolis, os Irmãos Luiz Augusto Portella Filho (a esquerda), Assessor Especial do Grão-Mestre para assuntos da CMSB e Coordenador Geral da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB; Júlio Cesar Geremias (a direita), Grande Chanceler, e responsável pela Secretaria e TI da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB; e Rodrigo Fructuoso (segundo da esquerda para a direita), responsável pela Comunicação e Marketing da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB.  Ao lado do Irmão Geremias, o Irmão Adriano Madrid, um dos responsáveis pelos registros fotográficos da 50ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB.

Um dos momentos mais simbólicos da Assembleia Geral Ordinária da CMSB é quando Irmãos da Grande Loja sede passa a bandeira da CMSB para a Grande Loja que sediará a próxima edição. No vídeo acima, o registro de quando a Grande Loja de Sergipe passou a bandeira para a Grande Loja de Santa Catarina. O Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, com muita emoção acompanhou este momento virtualmente.