Um momento histórico para a maçonaria, em especial para a Maçonaria brasileira.

Depois de 26 anos, Florianópolis voltou a realizar a Assembleia Geral Ordinária da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. A 51ª AGO-CMSB começou neste dia 13, com um grande evento de abertura que, além das formalidades cerimoniais, contou com espetáculos de dança e apresentações teatrais.

O casal anfitrião Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, e sua esposa Adriana Bittencourt Sada Graff receberam com muito carinho todos os participantes.

Esposas dos Grão-Mestres.

O evento, que reúne todas as Grandes Lojas do Brasil, acontece anualmente em um dos entes federados, com o objetivo de tratar de assuntos pertinentes à Maçonaria e de interesse social.

Participam das reuniões de trabalho os Grão-Mestres das 27 Grandes Lojas do Brasil e respectivos Grandes Secretários de Relações Exteriores. A relação das autoridades que prestigiaram esta abertura pode ser conferido clicando aqui.

Com o tema “Conhecer-se e aperfeiçoar-se pelo trabalho”, os Grão-Mestres de todas as Grandes Lojas que formam a CMSB foram recebidos pelo Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Irmão Flavio Rogério Pereira Graff.

A noite começou ao som da banda da Polícia Militar de Santa Catarina.

O Pavilhão Nacional foi carregado por um DeMolay e escoltado por duas Filhas de Jó. Ao chegar ao palco, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

Logo após, aconteceu uma peça simbolizando os trabalhos maçônicos nos três graus simbólicos.

Com a performance do grupo de dança Só Arte Produções Artísticas, o cinzel foi simbolicamente entregue ao Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina (em alusão ao maço recebido por todos na última Assembleia Geral Ordinária, ocorrida em Aracaju), pelo Irmão Gilberto José Graff, Secretário do Grão-Mestrado da Grande Loja de Santa Catarina e pai do Irmão Flávio Graff.

O grupo de dança Só Arte Produções Artísticas esteve presente com 10 bailarinos dirigidos pelas professoras Fabíola Neves e Fernanda Marafioti. O grupo atua desde 2008 e tem como propósito o fomento das artes cênicas, produzindo festivais, apresentações, mostras de teatro e, claro, dança.  Mais um destaque: o grupo oferta vagas gratuitas para bailarinos que não possam pagar por seus estudos por meio de projetos sociais e organizações não-governamentais. 

Nos festivais que organiza, viabiliza, para aos vencedores, bolsas de estudos em cursos especializados, ofertados na Espanha, Itália, Argentina e Portugal.

Na sequência, o Irmão Flávio Graff, convocou todos para dar início aos trabalhos.

Os Sereníssimos Irmãos Alberto Jorge Franco Vieira (e), Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Sergipe, e Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, procederam respectivamente o encerramento da 50ª AGO-CMSB e a abertura da 51ª edição do evento.

Em um momento importante para a nossa CMSB, foi apresentada a nova bandeira, resultado do concurso realizado entre os irmãos, onde o irmão Valber Filho Menezes Gama (a esquerda na foto abaixo), da Grande Loja Maçônica de Rondônia, foi o vencedor.

Fez uso da palavra o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado Sergipe, Irmão Alberto Jorge Franco Vieira, que fez alusão a história da maçonaria e de sua força para superar momentos difíceis ao longo da história, e que não foi diferente no ano passado quando Sergipe realizou a a 50ª AGO-CMSB.

Ao final entregou ao Irmão Flávio Graff o chapéu no estilo nordestino, símbolo da força deste povo.

Em seu discurso (que pode ser conferido no áudio a seguir), o Irmão Aldino Brasil, Secretário-geral da CMSB, destacou a importância da conferência e homenageou a organização da 51ª AGO-CMSB entregando uma placa ao presidente da comissão organizadora Irmão Luiz Augusto Portella.

 

O irmão Arlindo Alves Pereira Neto, Grão-Mestre da Grande Loja da Bahia, fez uso da palavra, em nome dos demais Grão-Mestres e destacou a importância da maçonaria na formação de uma sociedade melhor.

O prefeito de Florianópolis, Irmão Topázio Silveira Neto, deu boas-vindas aos participantes à capital Catarinense e disse que a cidade está sempre de braços abertos para receber os Irmãos. Áudio a seguir:

 

Por fim, o anfitrião, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Irmão Flavio Rogério Pereira Graff, emocionou a todos com suas palavras sobre o simbolismos da abertura e dos desafios que a realidade nos impõe, e como o trabalho maçônico pode transformar o mundo em um lugar melhor. Fez alusão a música One, da banda U2, e citou Cecília Meireles: “Há um arco-íris ligando o que sonha e o que entende – e por essa frágil ponte circula um mundo maravilhoso e terrível, que os não iniciados apenas de longe percebem, mas de cuja grandeza se veem separados por muralhas estranhas, que tanto afastam como atraem”. 

Finalizou dizendo: “Se cada um de nós trabalhar e dedicar-se a conhecer-se e aperfeiçoar-se, se efetivamente edificarmos templos às virtudes, se realmente buscarmos soluções para os infortúnios, cavando masmorras aos vícios, se de fato erigirmos nossas colunas com sabedoria, força e beleza e promovermos o bem da pátria e da humanidade, contribuindo para um mundo mais justo e perfeito, certamente este é o pote de ouro existente e que, diferentemente da lenda, pode ser nobremente alcançado, para o esplendor e a prosperidade de cada Loja e maior glória da Maçonaria”. O discurso completo do Irmão Flávio Graff pode ser lido clicando aqui e/ou no áudio a seguir:

 

Na sequência, uma apresentação exclusiva do Balé Bolshoi Brasil encantou mais de 700 presentes no CentroSul, em Florianópolis. Foram momentos únicos assistindo ao espetáculo Gala Bolshoi.

Logo após à apresentação, foi servido o jantar ao som do Grupo Violinos da Ilha, que encerrou esta noite memorável, que certamente entrou para história da Maçonaria brasileira.

 

Mensagem do Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina sobre a noite de abertura da 51ª CMSB.

 

O Irmão Aldino Brasil, Secretário Geral da CMSB também deixou a sua mensagem.

A seguir, mais registros fotográficos:

 

 

error: Este conteúdo está protegido. É proibido a sua cópia.