Três anos depois do último Encontro do Dia do Maçom, a Família Maçônica catarinense se encontra novamente para confraternizar durante dois dias. Desde sexta-feira, dia 19 de agosto, Balneário Camboriú recebe os mais de 1800 participantes – divididos entre Irmãos e seus familiares – do 53º Encontro do Dia do Maçom. Com o lema “Superação um Novo Começo”, o encontro – primeiro a ser realizado depois da pandemia da Covid-19, está sendo uma oportunidade para rever os Irmãos, confraternizar, fazer novos amigos e, principalmente, ser feliz.
A programação aberta na noite de sexta-feira contou com diversas atrações, cuidadosamente preparada para receber a Família Maçônica em Balneário Camboriú. Organizado pela Grande Loja de Santa Catarina, através das Lojas Eduardo Teixeira nº 41, de Balneário Camboriú; Eduardo Teixeira II nº 80, de Camboriú; Fraternidade Itapema nº 104, de Itapema; Obreiros do Bom Sucesso nº 105, de Camboriú; e Fraternidade Bombinhas nº 109, de Bombinhas, e realizado no Expocentro de Balneário Camboriú, o 53º Encontro do Dia do Maçom foi preparado para que os participantes confraternizem sob as benções do Grande Arquiteto do Universo.
Prestigiaram a abertura as seguintes autoridades maçônicas:
- Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Paulo Cesar Bernardi, Venerável Mestre da Loja Eduardo Teixeira nº 41 e Presidente da Comissão Organizadora deste evento
- Irmão Aníbal Marques da Silva Filho, Venerável Mestre da Loja Eduardo Teixeira II nº 80
- Irmão Carlos Eduardo Bastos, Venerável Mestre da Loja Fraternidade de Itapema nº 104
- Irmão Gunar Cremer, Venerável Mestre da Loja Fraternidade de Bombinhas nº 109
- Irmão Antonio Francisco Lechiv, Delegado do Grão-Mestre para o 16º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Paulo Roberto Montovani, Delegado do Grão-Mestre para o 17º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina
O Irmão Darlan Albrecht, Venerável Mestre da Loja Obreiros do Bom Sucesso nº 105, foi representado pelo Irmão Romeu Pereira FIlho.
Recepção e credenciamento
As boas vindas aos participantes do 53º Encontro do Dia do Maçom foram feitas pelas cunhadas das Lojas organizadoras. O credenciamento dos inscritos e abertura do espaço kids aconteceram simultaneamente.
Área de credenciamento dos inscritos.
Acomodação nas mesas
Após receber as boas vindas, os participantes foram se posicionando em suas mesas.
Entrada das cunhadas e Irmãos das Lojas organizadoras
Antes da cerimônia de abertura, as cunhadas e os Irmãos das Lojas organizadoras (Eduardo Teixeira nº 41, Eduardo Teixeira II nº 80, Fraternidade Itapema nº 104, Obreiros do Bom Sucesso nº 105 e Fraternidade Bombinhas nº 109) entraram no salão de festas e se deslocaram até em frente do palco.
Abertura do 53º Encontro do Dia do Maçom
A apresentação do evento foi feita pelo Irmão Carlos Rocha dos Santos, cerimonialista.
O Cerimonialista convidou para subir ao palco o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, acompanhado de sua esposa Adriana Bittencourt Sada Graff. Depois, foram nomeados e convidados a se posicionarem no palco todas as autoridades citadas no início desta matéria com suas respectivas esposas.
Foi dada a entrada ao Pavilhão Nacional acompanhado da bandeira de Santa Catarina e da Grande Loja de Santa Catarina.
O Irmão Flávio Graff posicionou a bandeira da Grande Loja de Santa Catarina em lugar de destaque.
O Irmão Paulo Cesar Bernardi, Venerável Mestre da Loja Eduardo Teixeira nº 41 e Presidente da Comissão Organizadora do 53º Encontro do Dia do Maçom, deu as boas vindas, disse da satisfação em receber todos os Irmãos, cunhadas e familiares, e desejou que sejam felizes durante todo este encontro.
O Grão-Mestre, Irmão Flávio Graff, destacou a importância do reencontro da Família Maçônica e agradeceu ao Grande Arquiteto do Universo que permitiu que todos os participantes estivessem em Balneário Camboriú com saúde.
Irmão Flávio Graff comandou um brinde…
… que foi acompanhado por todos.
O Irmão Flávio Graff lapidou a pedra bruta, da mesma forma que o Irmão Paulo Cesar Bernardi, declarando aberto o 53º Encontro do Dia do Maçom.
O Irmão Gilberto José Graff, Secretário do Grão-Mestrado e pai do Irmão Flávio Graff também lapidou a pedra bruta.
Jantar
Posteriormente, foi servido o jantar de confraternização.
Show Bia Barros e Banda
Robôs Gigantes
A seguir, mais registros fotográficos: