Na noite do dia 12 de março, quinta-feira, no Restaurante Moinhos do Vale, em Blumenau aconteceu a Abertura do Ano Maçônico para aquela região e que contou com aproximadamente 300 Irmãos, cunhadas e convidados.

Mesa das autoridades. Da esquerda para a direita: os Irmãos João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Paulo Kriegbaum, presidente da Somar; Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau; e Paulo Sventnickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina.

Irmão Michel abrindo o evento.
Esta Sessão Pública foi organizada pela SOMAR, Sociedade Maçônica Reginal, presidida pelo Irmão Paulo Kriegbaum, presidente da SOMAR, e a condução dos trabalhos foi realizada pelo Irmão Michel. Teve a participação efetiva das três potências Maçônicas catarinense e contou com a presença de autoridades maçônicas, civis e militares.

Irmão Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau fala aos presentes.
Discursaram o Irmão Napoleão Bernardes, prefeito de Blumenau; o Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, que falou em nome dos Grão-Mestres João Paulo Sventinickas, do Grande Oriente de Santa Catarina e Wagner Sandoval Barbosa, do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; e também o Irmão Paulo Kriegbaum.

Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre de Santa Catarina destacando a rede Somar e o projeto Corrupção Nunca Mais.

Irmão Paulo Kriegbaum, presidente da rede Somar, de Blumenau, destaca os objetivos.
O Irmão Paulo Kriegbaum enalteceu o trabalho conjunto dos poderes constituídos dos munícipios da região com a Maçonaria e que o Observatório Social busca otimizar o uso dos recursos públicos em benefício da comunidade.
O ponto alto da noite foi a palestra “Pela transparência e qualidade na aplicação dos recusos públicos” feita pelo Irmão Nei da Nóbrega Ribas e a Senhora Roni Enara, do Observatório Social do Brasil, de Curitiba. Eles explicaram o que é o “Observatório Social”, como funciona, como age, os seus resultados práticos, como se constitui um e, também, a amostragem de sua carta de identidade.

O palestrante, Irmão Nóbrega Ribas fala sobre o tema, com a ajuda da Senhora Roni Enara, e destaca o papel Observatório Social.
Alguns slides dessa palestra podem ser conferidos clicando aqui.
A seguir mais algumas fotos que ilustram esta noite especial na cidade de Blumenau.

Autoridades tomam assento junto com o público para assistir a palestra.

Palestrante recebe um mimo.

O botton.

Botton entregue ao Irmão Berbigier.

O palestrante encena personagem que trás uma luz de esperança para a sociedade.

Botton para a mulher.

Botton para a criança.

Botton para o trabalhar.

Simbolicamente toda a sociedade estaria livre da corrupção.