No dia 29 de agosto, no Templo da ABCLO, no bairro Monte Verde, em Florianópolis, a ARLS Solidariedade n. 28 comemorou os 40 Anos de sua fundação.

No Trono, da esquerda para a direita, os Irmãos Vagner Volinger da Conceição, Delegado do Grão-Mestre para o 3º Distrito Maçônico; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre; e Eurico Fernando Gonçalves, Venerável Mestre da ARLS Solidariedade n. 28.

Estiveram presentes as seguintes autoridades maçônicas:

  • Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre
  • João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre
  • Vagner Volinger da Conceição, Delegado do Grão-Mestre para o 3º Distrito Maçônico
  • Leopoldo Homrich, Venerável Mestre da ARLS 14 de Julho n. 3
  • Altair Acelon de Melo, Venerável Mestre da ARLS Pitágoras n. 15
  • Giovani André da Silva, Venerável Mestre da ARLS Leão de Judá n. 62

Na ordem do dia, o Irmão Wilson Antonio Steinwandter, Orador, em seu pronunciamento agradeceu pela honrosa presença dos visitantes e fez a leitura de um resumo da história dos 40 anos de trabalho da Loja Solidariedade n. 28 (ler aqui). O áudio pode ser conferido a seguir:

 

No uso da palavra, a Cunhada Thais Marques Simek Vega Gonçalves, presidente da AMOCALI e esposa do Irmão Eurico Fernando Gonçalves, Venerável Mestre da ARLS Solidariedade n. 28, …

… leu uma mensagem parabenizando a loja, que pode ser lida clicando aqui, …

… e entregou uma placa comemorativa.

Em seguida, o Irmão Eurico Gonçalves anunciou a entrega de uma placa aos Irmãos Decanos da Loja.  Considerando que o Irmão Modesto da Silveira Filho não pode estar presente por estar adoentado, o Venerável Mestre fez a entrega à sua filha Fernanda e genro Rinaldo.

Para entregar ao Irmão Luiz Gonzaga de Lima, o Venerável Mestre solicitou ao seu filho Irmão Dhiogo Cidral de Lima acompanhado da cunhada Dinazaide, esposa do Irmão Zaga.

A pedido do Venerável Mestre, houve entrega de um mimo para todas as cunhadas da Amocali.

Em seguida, por solicitação do Irmão Eurico, as cunhadas entregaram aos respectivos maridos, Irmãos ativos da Loja, a medalha dos 40 aos de fundação da Solidariedade n. 28.

Da esquerda pra direita, na primeira fila os Irmãos Luiz Carlos de Oliveira, Durval da Silva Amorin, Luiz Gonzaga de Lima, Eurico Fernando Gonçalves, Nazareno Marcineiro, Wilson Antonio Steinwandter e Luiz Honório. Na segunda fileira, Alexandre Rocha Petineli, Rafael Schmidt Sampaio, Agostinho José Coan, Luís André Mendonça Mezzomo, Luiz Carlos Thiesen e Hamilton Nilo Junkes. Na terceira fila, Renato Reis Odebrecht, Marcos Koncicoski, Felipe Lucyk Wolff e Alexandre Herculano Abreu.

O Irmão Eurico Fernandes Gonçalves, Venerável Mestre da ARLS Solidariedade n. 28 entregou a medalha para o Irmão Leopoldo Homrich, Venerável Mestre da ARLS 14 de Julho n. 3.

Medalha para Loja Cavaleiros da Luz n. 64 foi entregue ao Irmão Vagner Volinger da Conceição, Delegado do Grão-Mestre para o 3º Distrito Maçônico e obreiro da Loja, que representou o Irmão Manoel Francisco de Carvalho Paes de Andrade Neto, Venerável Mestre, que está em viagem nesta data.

O Irmão Altair Acelon de Melo, Venerável Mestre da ARLS Pitágoras n. 15, Loja-mãe da Solidariedade n. 28, recebeu placa em nome de sua Loja.

O Irmão Berbigier também recebeu medalha dos 40 Anos da Loja, em reconhecimento ao apoio dado em sua gestão.

O Irmão Eurico Gonçalves entregou a medalha para o Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, …

… e uma placa para a Grande Loja de Santa Catarina.

Franqueado o uso da palavra, o Irmão Agostinho José Coan, Mestre Instalado da Loja, prestou uma homenagem em nome de todos os Obreiros ativos da Loja, em reconhecimento ao trabalho exemplar do Venerável Mestre na sua primeira gestão, e agora como reeleito.

Entregou um mimo feito por ele, explicando o significado, a origem da pedra e seu objetivo que é de boas energias.

Irmão Renato Reis Odebrecht falou sobre a organização do livro de 40 Anos, exibiu a capa criada pelo Irmão Giovani André da Silva, disse que estará pronto antes de finalizar a gestão do atual Venerável Mestre, Irmão Eurico Fernando Gonçalves.

Irmão Renato entregou o boneco do livro ao Venerável Mestre.

Em sua fala, o Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, parabenizou o Venerável Mestre e a todos os Irmãos da Loja, falou da importante parceria e a participação dos Irmãos na administração da Grande Loja durante toda a sua história. Se referiu à fala do Orador onde conta a origem do nome Solidariedade, em que foi dito que “o espírito solidário é necessário e indispensável para os Irmãos viverem unidos“.

Reafirmou a importância desse sentimento que de fato é indispensável para um convívio harmonioso e fraterno. Desejou que a Loja continue com toda a força e vigor, e que possamos comemorar cada ano e presenciar mais um pouco da história desta loja, a qual nutre um especial carinho.

Durante sua fala, o Grão-Mestre solicitou ao Irmão Berbigier que fizesse a entrega de uma placa comemorativa à Loja Solidariedade n. 28 …

… e convidou os Irmãos que ocupam cargos na Grande Loja para recebê-la junto com o Venerável Mestre da Loja aniversariante.

Da esquerda pra direita, os Irmãos Luiz Carlos Thiesen, Titular da Grande Comissão de Justiça e Segurança; Wilson Antônio Steinwandter, Assessor Especial do Grão-Mestre para Comunicação Institucional; Eurico Fernando Gonçalves, Venerável Mestre da ARLS Solidariedade n. 28; João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre; Nazareno Macineiro, Titular da Grande Comissão de Justiça e Segurança; e Renato Reis Odebrecht, presidente da Diretoria Executiva da Fundação Hermon.

… Venerável Mestre exibindo a placa.

A Saudação ao Pavilhão Nacional foi feita pelo Irmão Luís André Mendonça Mezzomo.

No ágape foi cantado os parabéns.

 

A seguir, mais registros fotográficos da Sessão:

error: Este conteúdo está protegido. É proibido a sua cópia.