No dia 23 de abril de 2022, na Sede da Grande Loja de Santa Catarina, no Oriente de Florianópolis, foram realizadas a Assembleia Geral do Povo Maçônico 2022 e o Jantar Comemorativo aos 66 Anos de Fundação da Grande Loja de Santa Catarina, que contou com a presença de cerca de 500 participantes, entre Irmãos, cunhadas e convidados.

Antes da Sessão, na Sala do Grão-Mestrado, as autoridades maçônicas foram recepcionadas. Da esquerda para a direita, sentados, os Irmãos Alexandre Modesto Braune, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Tocantins; Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC); Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina ; Getúlio Correa, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente de Santa Catarina; e Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul. Em pé, os Irmãos Nelson Rogério Sthӓelin, Grande 1º Vigilante da GLSC; Anderson Redinha Malgueiro, Ex-Deputado do Grão-Mestre da GLSC; Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da GLSC; João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da GLSC; Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado da GLSC; e José Domingos Gavioli, Grande 2º Vigilante da GLSC.

Antes da Sessão, as cunhadas foram recepcionadas no auditório da Grande Loja de Santa Catarina.

Prestigiaram a Sessão, as seguintes autoridades maçônicas:

• Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina (GOB-SC)
  • Irmão Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul (GLMERGS)
  • Irmão Alexandre Modesto Braune, Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Tocantins (GLMET)
  • Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai (GLP)
  • Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Getúlio Correa, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente de Santa Catarina
  • Irmão Anderson Redinha Malgueiro, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina

No Trono, da esquerda para a direita, os Irmãos Getúlio Correa, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente de Santa Catarina; Alexandre Modesto Braune, Grão-Mestre da GLTO; Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da GLSC; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da GLSC; Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da GLMERGS; Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC; e Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da GLP.

Após início ritualístico da Sessão, foi permitida o acesso ao Templo dos convidados e, posteriormente, deu-se entrada ao Pavilhão Nacional e execução do Hino Nacional Brasileiro.

O Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC, abriu a Ordem do Dia.

Apresentação das Filhas de Jó Internacional

A cunhada Andrea Silveira Camillo e ao Irmão Miguel Ângelo Silveira Camillo, Mestre-Maçom da ARLS Luz da Acácia nº 2586, ao Oriente de Jaraguá do Sul, Guardiã e Guardião Associado Jurisdicional da Ordem das Filhas de Jó Internacional no nosso Estado, realizaram explanação a respeito dessa entidade, conforme áudio a seguir:

Honorável Rainha Jurisdicional, sobrinha Bárbara Bazeggio (e), e Miss Filha de Jó Jurisdicional, sobrinha Sofia da Rosa Geremias também prestigiaram a Sessão.

Apresentação da Ordem DeMolay

Irmão Gustavo Martins Nienköetter, Grande Mestre Estadual da Ordem DeMolay para Santa Catarina, fez exposição sobre a Ordem, conforme áudio a seguir:

Apresentação da Federação das APAEs de Santa Catarina

Srª Alice Thummel Küerten, presidente do Instituto Guga Küerten e da Federação das APAEs de Santa Catarina, expôs sobre a Federação das Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, destacando os objetivos, abrangência e as necessidades. Sua fala está no áudio abaixo:

Lançamento de obra literária maçônica

Irmão Marcelo Garcia Lufiego, Mestre Instalado da ARLS Wolfgang Goethe nº 113, do Oriente de Joinville, lançou seu livro intitulado “O punhal do Irmão Terrível”, conforme áudio a seguir:

Homenagem pelo transcurso do 66º aniversário de fundação da Grande Loja de Santa Catarina

Cunhada Ridy Melim, esposa do Irmão Maurino Pedro da Silva, Mestre-Maçom da Loja “Templários da Nova Era” nº 91, de Florianópolis, entregou ao Irmão Flávio Graff uma obra de arte, de sua autoria, com o propósito de homenagear a Grande Loja de Santa Catarina pelo transcurso do seu 66º aniversário de fundação.

Concessão da Medalha de “Mérito Maçônico”

A Medalha de “Mérito Maçônico” foi instituída pelo Decreto nº 28, de 2 de abril de 1990. É uma honraria que a Grande Loja de Santa Catarina confere a Maçons, ou não, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à Ordem, segundo o Irmão Rafael de Mello, Grande Secretário Guarda Selos, conforme áudio a seguir:

O Ato nº 28 – 2021/2023 (ler aqui), conferiu esta Medalha e respectivo diploma. Mais fotos deste momento podem ser conferidas clicando aqui.

Entrega da Medalha “21 de Abril”

Instituída pelo Decreto nº 51, de 2 de abril de 1984, a Medalha “21 de Abril” é uma honraria conferida pela Grande Loja de Santa Catarina aos seus Mestres-Maçons, que tenham completado 25 anos de efetiva atividade Maçônica.

A relação dos Irmãos agraciados com esta Medalha está no Ato nº 26 – 2021/2023 (leia aqui). Mais fotos deste momento podem ser conferidas aqui.

Outorga da Comenda “Elimar Baumgarten”

Instituída pelo Decreto nº 37, de 18 de setembro de 2006, a Comenda “Elimar Baumgarten” é uma honraria conferida pela Grande Loja de Santa Catarina aos Mestres-Maçons ativos da Jurisdição, que venham completar cinquenta anos de efetiva e comprovada atuação maçônica no ano de sua concessão.

Clique aqui para ler a relação dos Irmãos agraciados com esta Medalha, publicada no Ato nº 27 – 2021/2023.

Mais fotos deste momento podem ser conferidas aqui.

Encerrada a Ordem do Dia.

Irmão Antonio Chraim, Grande Orador da GLSC, a pedido do Irmão Flávio Graff, fez a saudação protocolar aos visitantes, conforme áudio a seguir:

Homenagens à Grande Loja de Santa Catarina

O Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC, durante a sua fala (áudio a seguir) entregou ao Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC, placa alusiva aos 66 anos de fundação da GLSC.

Irmão Alexandre Modesto Braune, Grão-Mestre da Grande Loja do Tocantins, também se manifestou sobre esta Sessão, conforme áudio:

Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai se pronunciou (conforme áudio a seguir)…

…e entregou diversos mimos.

Irmão Aldo Waldemar Vieira Filho recebeu homenagem da Grande Loja do Paraguai como Garante de Paz e Amizade, e de Membro de Honra da Grande Loja Simbólica do Paraguai, feita pelo Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai.

Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da GLSC, recebendo do Irmão Eduardo Salcedo, homenagem da Grande Loja do Paraguai como Membro de Honra daquela Potência.

Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai entregou diploma de Membro de Honra da Grande Loja Simbólica do Paraguai, e também a maior Comenda daquela Potência, ao Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.

Irmãos Flávio Graff e Paulo Albuquerque receberam a bandeira do Paraguai das mãos do Irmão Eduardo Dedoff Salcedo, Grão-Mestre da Grande Loja Simbólica do Paraguai.

Irmão Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da GLMERGS se manifestou a respeito dos 66 anos da GLSC, conforme áudio a seguir:

O Irmão João Berbigier, Ex-Grão-Mestre da GLSC, se juntou aos Irmãos Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC, e Paulo Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da GLSC, para receber as homenagens para a GLSC, da GLMERGS, oferecidas pelo Irmão Tadeu Gomes Xavier, Grão-Mestre da GLMERGS.

Mensagem do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina

O Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da GLSC transmitiu sua mensagem, conforme áudio a seguir. Seu texto pode ser lido clicando aqui.

Posteriormente, o Irmão Flávio Graff, solicitou ao Grande Mestre de Cerimônias para que providenciasse a saída dos convidados, deu por encerrada a Ordem do Dia, e ritualisticamente, encerrou os trabalhos.

A seguir, um vídeo compactado deste evento:

Jantar alusivo aos 66 anos de fundação da Grande Loja de Santa Catarina

Após a Sessão, no salão de festas da Grande Loja de Santa Catarina, foi realizado o jantar comemorativo ao 66º aniversário da Grande Loja de Santa Catarina.

Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre, teceu algumas palavras enaltecendo a data e a grandiosidade das conquistas da Grande Loja de Santa Catarina, acompanhado do Irmão Paulo Albuquerque e sua esposa, a cunhada Luciane Campos Goulart de Albuquerque.

Irmão Flávio Graff convidou o Irmão João Berbigier, Ex-Grão-Mestre, com sua esposa Maria Anita Jardim Berbigier para se posicionarem junto a ele, e fizeram um brinde aos 66 anos de fundação da Grande Loja de Santa Catarina, desejando que ela continue punjante e profícua por muitos e muitos anos.

A seguir, mais registros fotográficos desta tarde/noite: