fbpx

De 18 a 21 de julho, a Grande Loja de Santa Catarina esteve presente no Congresso Nacional da Ordem DeMolay – CNOD, que comemorou o centenário da Ordem Mundial, em evento ocorrido em Cuiabá-MT, sendo representada pelo Eminente Deputado do Grão-Mestre, Irmão Anderson Redinha Malgueiro, e pelo Assessor Especial para a Ordem DeMolay, Irmão Carlos Renato dos Anjos.

Santa Catarina se fez representar, ainda, pelo Grande Mestre Estadual, Irmão Victor Leduc Machado, o Tesoureiro Estadual, Irmão Gustavo Martins Nienkoetter, os Mestres Conselheiros Estaduais, sobrinhos Gabriel Aquiles Spricigo Baldo e o adjunto Gabriel Eduardo Corrêa e os Irmãos Fábio Luís Santos Soares, José Vanderlinde e Dalton Parucker Lueders, o qual foi reconduzido, na Diretoria Executiva, como Grande Secretário Nacional Adjunto. Além dos sobrinhos DeMolays representantes dos Capítulos Palhoça nº 516 e Orleans nº 747.

Destaque especial para nossos sobrinhos da Ordem DeMolay, membros do Capítulo Orleans nº 747, de Santa Catarina, que conquistaram o prêmio Medalha de Prata, como Capitulo Referencia Nacional.

Logo no primeiro dia do Congresso, a Grande Loja de Santa Catarina se fez presente na Cerimônia de Investidura à Legião de Honra, realizada no Templo da Grande Loja Maçônica de Mato Grosso, do Irmão Anderson Pinto Verçosa Simões, membro efetivo do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil.

No mesmo dia, a Grande Loja de Santa Catarina também participou da Sessão de Entrega da Carta Constitutiva da mais nova Loja da Grande Loja do Estado do Mato Grosso, denominada de Augusta e Respeitável Loja Simbólica Frank Sherman Land nº 95.

Paralelo ao Congresso, na sexta-feira, o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, em parceria com o SCODRFB, realizou Sessão histórica de Iniciação ao Grau 4, com a Iniciação de 29 novos membros ligados ao Supremo Conselho da Ordem DeMolay para a República Federativa do Brasil – SCODRFB.

A cerimônia foi conduzida pelo Soberano Grande Comendador Jorge Luiz Andrade Lins, e foi assessorada pelos seguintes oficiais:

  • 1º Vigilante: Presidente da Alumni Brasil, Marcos Ferreira do Nascimento.
  • 2º Vigilante: Past Mestre Conselheiro Nacional, Anderson Pinto Verçosa Simões, membro efetivo.
  • Secretário: Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Tocantins, Alexandre Modesto Braune.
  • Orador: Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais, Rodrigo Otávio dos Anjos.
  • Tesoureiro: Irineu Ramazoti, membro efetivo.
  • Mestre de Cerimônias: Antônio Luiz Correa, membro efetivo.
  • Hospitaleiro: Grande Mestre Distrital, João Paulo Guimarães Soares.
  • 1º Experto: Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, Anderson Redinha Malgueiro.
  • 2º Experto: Grande Mestre Estadual do Piauí, Lúcio Flávio Dias Lopes Portela.
  • Guarda da Torre: Grande Secretário Nacional Adjunto, Dalton Parucker Lueders.

 

No sábado o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil, realizou a Investidura do Grau 33 para 14 Irmãos dos Estados do MT, RJ, RO e RN, que contou com a presença de 6 Grão-Mestres dos Estados do AP, MT, PB, PE, RO e TO e também do nosso Deputado do Grão-Mestre, Irmão Anderson Redinha Malgueiro.

Durante o sábado, o dia foi marcado por diversas atividades para todo o público presente, iniciando pela Assembleia Geral do SCODRFB, onde foram aprovadas diversas alterações estatutárias e também, talvez o ponto mais importante, a APROVAÇÃO do protocolo de intenções para a unificação da Ordem DeMolay brasileira.

Continuando as atividades, foram realizadas as tradicionais reuniões entre Grandes Secretários, Tesoureiros e Oradores; mesa redonda com os Past Mestres Conselheiros Nacionais e Past Grandes Mestres Nacionais; uma palestra sobre Fake News com Fernando Duarte, Jornalista e Past Mestre Conselheiro Nacional Adjunto e uma palestra com Mateus Ribeiro, o advogado mais novo do Brasil e mestrando em Harvard.

Houve a posse da nova diretoria SCODRFB, onde foi empossado os Irmãos Edgley Lívio e Tiago Gerônimo, respectivamente Grande Mestre Nacional e Grande Mestre nacional Adjunto, bem como, toda a sua diretoria. Foram empossados também os sobrinhos Jorge Vaz e João Eduardo, como Mestre Conselheiro Nacional e Mestre Conselheiro Nacional Adjunto.

Mas uma vez, a Grande Loja de Santa Catarina teve a oportunidade de conhecer as necessidades e anseios da Ordem DeMolay e reafirmar o seu apoio a incondicional a Ordem DeMolay.

Mais notícias poderão ser acessadas pelo link abaixo.

https://www.demolaybrasil.org.br/pages?type=news&id=1043-Cuiab-recebe-o-Congresso-Nacional-do-Centenrio-DeMolay-