“De agora em diante, nos céus da Europa voará a grande bandeira de liberdade das nações e paz entre as nações.” (Josef Stalin)
São palavras como essas acima que ilustram o quanto a Europa estava agoniada com uma guerra que não acabava jamais. Os 6 anos mais longos de todos os tempos estavam se findando e o velho continente, enfim, respirava aliviado.
“O mundo quase inteiro uniu-se e combateu os malfeitores, que agora se curvam diante de nós.” (Winston Churchill)
No dia 8 de maio de 1945foi assinada, na Alemanha, a rendição incondicional de todas as forças alemãs. O tão esperado Dia da Vitória aconteceu. “A paz voltou a imperar no Teatro de Operações da Europa” (Trecho do Livro “Quebra Canela”, 1982, p. 184, 185).
Para nós, brasileiros, o Dia da Vitória, que é pouco lembrado por uma minoria da população, com notas de 30 segundos em jornais e TV, serve para não esquecermos que um dia, cerca de 25.000 brasileiros enfrentaram toda sorte de dificuldades, como o adestramento diminuto, armamentos precários, a falta de experiência em oposição a um inimigo calejado de batalhas, um terreno adverso e severas condições climáticas.
Esses homens lutaram contra a intolerância, contra a opressão, contra o totalitarismo escravista e a discriminação racial.
A homenagem aos pracinhas brasileiros marca o reconhecimento àqueles que deixaram sua terra, para lutar em situações inóspitas e em prol da liberdade e da paz.
Devemos a esses homens, a vitória da liberdade, da democracia e da paz, conquistada e embebida em sangue de bravos brasileiros, que defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo.
Foi com esse espírito que o nosso Irmão, Sua Excelência General de Brigada, Richard Fernandez Nunes (fotos acima), Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Florianópolis, realizou, no dia 6 de maio, um ato cívico em praça pública para relembrar, homenagear e reconhecer o heroísmo dos Combatentes brasileiros que lutaram pela Paz Mundial. A solenidade ocorreu na Praça Nossa Sra. de Fátima, no Estreito, e contou com a presença de ex-Combatentes, guarnições militares das Forças Armadas na ativa, Polícia Militar de SC, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, colégios e autoridades civis.
Constou da Ordem do Dia leitura do Boletim Oficial com destaque, nominal, dos militares catarinenses que perderam a vida em combate durante a 2ª Guerra Mundial; entrega de recompensa de mérito e diplomação a militares e civis por serviços prestados à sociedade; execução do Hino do Expedicionário e mensagem do General Richard que assim disse da importância daquele momento compartilhado com a sociedade: estamos vivendo um fato real que procura enaltecer o patriotismo e a revelar o justo orgulho que devemos ter desses bravos homens que lutaram e perderam suas vidas em prol da nossa liberdade democrática. “Não há palco melhor do que esta Praça, ambiente para ser compartilhado pela sociedade sem restrições ideológicas ou partidárias”.
Momento em que o General Richard deposita uma coroa de flores no monumento aos pracinhas catarinenses, marcando o reconhecimento àqueles que deixaram sua terra para lutar em situações inóspitas e em prol da liberdade e da paz.
Neste ato a Grande Loja de Santa Catarina foi representada pelo Secretario Executivo do Grão-Mestrado, Irmão Orlando de Oliveira Reis, filho de ex-Combatente da Força Aérea Brasileira.
Se você conhece um Veterano Combatente, olhe-o nos olhos e diga-lhe “muito obrigado”. Ele certamente saberá do que você está falando.
A seguir mais alguns registros fotográficos desta solenidade: