“De agora em diante, nos céus da Europa voará a grande bandeira de liberdade das nações e paz entre as nações.” (Josef Stalin)

Fotos_Dia-8-de-maio-1

São palavras como essas acima que ilustram o quanto a Europa estava agoniada com uma guerra que não acabava jamais. Os 6 anos mais longos de todos os tempos estavam se findando e o velho continente, enfim, respirava aliviado.

“O mundo quase inteiro uniu-se e combateu os malfeitores, que agora se curvam diante de nós.” (Winston Churchill)

No dia 8 de maio de 1945foi assinada, na Alemanha, a rendição incondicional de todas as forças alemãs. O tão esperado Dia da Vitória aconteceu. “A paz voltou a imperar no Teatro de Operações da Europa” (Trecho do Livro “Quebra Canela”, 1982, p. 184, 185).

Para nós, brasileiros, o Dia da Vitória, que é pouco lembrado por uma minoria da população, com notas de 30 segundos em jornais e TV, serve para não esquecermos que um dia, cerca de 25.000 brasileiros enfrentaram toda sorte de dificuldades, como o adestramento diminuto, armamentos precários, a falta de experiência em oposição a um inimigo calejado de batalhas, um terreno adverso e severas condições climáticas.

Esses homens lutaram contra a intolerância, contra a opressão, contra o totalitarismo escravista e a discriminação racial.

A homenagem aos pracinhas brasileiros marca o reconhecimento àqueles que deixaram sua terra, para lutar em situações inóspitas e em prol da liberdade e da paz.

Devemos a esses homens, a vitória da liberdade, da democracia e da paz, conquistada e embebida em sangue de bravos brasileiros, que defenderam nossa honra e soberania com sua coragem, seus valores e seu patriotismo.

Fotos_Dia-8-de-maio-2

Foi com esse espírito que o nosso Irmão, Sua Excelência General de Brigada, Richard Fernandez Nunes (fotos acima), Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, sediada em Florianópolis, realizou, no dia 6 de maio, um ato cívico em praça pública para relembrar, homenagear e reconhecer o heroísmo dos Combatentes brasileiros que lutaram pela Paz Mundial. A solenidade ocorreu na Praça Nossa Sra. de Fátima, no Estreito, e contou com a presença de ex-Combatentes, guarnições militares das Forças Armadas na ativa, Polícia Militar de SC, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, colégios e autoridades civis.

Constou da Ordem do Dia leitura do Boletim Oficial com destaque, nominal, dos militares catarinenses que perderam a vida em combate durante a 2ª Guerra Mundial; entrega de recompensa de mérito e diplomação a militares e civis por serviços prestados à sociedade; execução do Hino do Expedicionário e mensagem do General Richard que assim disse da importância daquele momento compartilhado com a sociedade: estamos vivendo um fato real que procura enaltecer o patriotismo e a revelar o justo orgulho que devemos ter desses bravos homens que lutaram e perderam suas vidas em prol da nossa liberdade democrática. “Não há palco melhor do que esta Praça, ambiente para ser compartilhado pela sociedade sem restrições ideológicas ou partidárias”.

Fotos_Dia-8-de-maio-3

Momento em que o General Richard deposita uma coroa de flores no monumento aos pracinhas catarinenses, marcando o reconhecimento àqueles que deixaram sua terra para lutar em situações inóspitas e em prol da liberdade e da paz.

Fotos_Dia-8-de-maio-4

Neste ato a Grande Loja de Santa Catarina foi representada pelo Secretario Executivo do Grão-Mestrado, Irmão Orlando de Oliveira Reis, filho de ex-Combatente da Força Aérea Brasileira.

Se você conhece um Veterano Combatente, olhe-o nos olhos e diga-lhe “muito obrigado”. Ele certamente saberá do que você está falando.

A seguir mais alguns registros fotográficos desta solenidade:

Cópia-de-RSCN9819

DSCN9811

DSCN9812---Cópia

DSCN9813---Cópia

RSCN9818---Cópia

RSCN9819---Cópia