Depois de três dias de intensos trabalhos da Plenária dos Grão-Mestres, Seminário dos Secretários de Relações Exteriores, palestras, mesa redonda e Sessão Especial da Loja 14 de Julho nº 3, focados no objetivo da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, “Conhecer-se e Aperfeiçoar-se pelo trabalho“, a noite de 16 de julho foi repleta de muita emoção e alegria, com a realização do jantar de encerramento da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, no Centro de Eventos CentroSul, em Florianópolis.

O Cerimonalista começou dizendo que após os relevantes assuntos tratados, palestras, debates, que engrandeceram o evento e fizeram jus ao tema escolhido, chegamos ao final  da 51ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB. Muitos momentos de alegria e descontração foram a marca desse encontro até aqui. E para encerrarmos com mais uma noite alegre e descontraída, nada melhor do que um jantar com o tema Oktoberfest, com animação da banda típica alemã “Velhos Camaradas” e com a banda Sonido Club.

Ao centro, o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, com sua esposa Adriana Bittencourt Sada Graff; tendo a sua esquerda o Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, com sua esposa Luciane Campos Goulart de Albuquerque; e, na sua direita, o Irmã Renato Behm, Delegado do Grão-Mestre para o 34º Distrito Maçônico, com sua esposa Nilce Mirna Behm.

O Irmão Aldino Brasil, Secretário Geral da CMSB, agradeceu a hospitalidade do Irmão Flávio Graff, de toda sua equipe que organizou este encontro com muito esmero. Parabenizou pela excelente condução dos trabalhos e que a responsabilidade agora está com Rondônia no próximo ano, na 52ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB.

O Irmão Paulo Benevenute Tupan, Grão-Mestre da Grande Loja de Rondônia, que sediará a 52ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB, no próximo ano, falou que ao final de um evento desse, o Irmão Flávio Graff deve estar com o sentimento de dever cumprido e que poderá descansar tranquilo. Disse que sua equipe já está trabalhando com muita coragem e dedicação no sentindo de realizar a 52ª Assembleia da melhor forma possível para poder bem receber a todos aqueles que lá se fizerem presentes.

Joane Cristina N. Evangelista, esposa do Irmão Aldino Brasil, após chamar para palco todas as esposas dos Grão-Mestres das Grandes Lojas, disse acreditar que os sentimentos que melhor definem esta noite são alegria e gratidão. Em especial, as nossas cunhadas que ontem se identificaram como cunhadas voluntárias. Disse para a anfitriã do ano passado, cunhada Rosângela, que deseja à ela carinho e gratidão.

A Adriana Graff, esposa do Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, recebeu uma jóia de presente das esposas dos Grãos-Mestres das 27 Grandes Lojas.

Num gesto de desprendimento, Adriana pediu a compreensão de todas, mas que, ao invés de ficar com o presente, fará a doação para a Associação Mosaico, a fim de que reverta em beneficência. Finalizou dizendo que o maior presente que poderia ganhar seria a presença de todas em Florianópolis.

Adriana Graff e Joane com as esposas dos Grão-Mestres das Grandes Lojas.

O Cerimonalista convidou para subir ao palco os Irmãos Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, acompanhado de sua esposa Adriana. e Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, junto com sua esposa Luciane. Também convidou os Irmãos Airton Edmundo Alves e João Eduardo Noal Berbigier, acompanhados, respectivamente, com suas esposas Aninha e Anita.

Neste momento, entraram no local em cortejo a rainha e as princesas da Oktoberfest 2022, de Blumenau, e os monges cervejeiros, que antigamente eram quem fabricavam a cerveja. Foi passado um vídeo da história recente da cidade de Blumenau, monstrando um pouco da arquitetura da cidade e envolvendo episódios de superação nas enchentes. A Oktoberfest foi criada para elevar a autoestima dos seus moradores e reerguer a cidade.

Ao final, o Irmão Flávio Graff pediu para que todos Irmãos e cunhadas da organização ficassem de pé para que recebessem aplausos dos presentes. Agradeceu a presença de todos e desejou que retornem com saúde aos seu lares. Por fim, comandou um brinde regado a chopp, dizendo “ein prosit e viva a Maçonaria”.

A partir daí, a banda típica alemã “Velhos Camaradas” animou a festa. Depois de sua apresentação, a noitada terminou ao som da Sonido Club.

A seguir, mais registros fotográficos: