Na noite do dia 22 de agosto, sábado, foi realizada a Sessão Magna Branca do XLVIII Encontro do Dia do Maçom, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville.
Organizada pelas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4, Mozart nº 8, Harmonia e Fraternidade nº 22, Xaver Arp nº 32, Ottokar Dörffel nº 59, Amizade ao Cruzeiro do Sul II nº 90 e Amadeus Mozart nº 108. A Comissão Central foi administrada pelos Irmãos Renato Luiz Butzke (presidente), Juarez da Silva König (tesoureiro) e José Renato Stein (secretário).
A Sessão Magna Branca do XLVIII Encontro do Dia do Maçom foi composta pelas sessões de abertura e encerramento instituídas pela Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina e também de uma cerimônia central denominada “Cerimônia dos 160 anos”, composta de duas partes.
Na primeira parte, um vídeo introduziu o tema do Encontro, apresentando o amor à terra de Santa Catarina, lembrando os Maçons ilustres fazendo homenagem à Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina e propondo unir o orgulho em ser catarinense ao orgulho em ser Maçom.
Na segunda parte foi apresentada uma cerimônia ritualística com ênfase na mística, respeitando em tudo a tradição Maçônica, que recontou a história dos 160 anos de construção fraternal em Santa Catarina, à Luz das Grandes Lojas, a partir da aniversariante Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4 e demais anfitriãs do evento, subordinando-se a permissão do Sereníssimo Grão-Mestre.
Esta Sessão Magna Branca foi um grande espetáculo artístico, ritualístico, espiritual, místico, filosófico, histórico e principalmente fraterno. A formação do primeiro quadro da Loja precedida da invocação dos Padroeiros, para cumprir via incensação com o turíbulo especial a apresentação de nossas boas obras como Maçons ao Grande Arquiteto do Universo, foi um dos pontos altos da cerimônia.
Prestigiaram a Sessão Magna Branca do XLVIII do Dia do Maçom as seguintes autoridades:
- Irmão João Eduardo Noal Berbigier – Grão Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Flávio Rogério Pereira Graff – Deputado do Grão Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Sr. Dr. Udo Dohler – Prefeito do Município de Joinville
- Dr. Carlos Adauto Virmond Vieira – Secretário Estadual de Assuntos de Relações Internacionais, representando o Excelentíssimo Sr. Governador do Estado de Santa Catarina
- Irmão Wilson Filomeno – Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Airton Edmundo Alves – Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Geraldo Souza Macedo – Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso
- Irmão João Paulo Sventnickas – Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão Etevaldo Barcelos Fontenele – Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil
- Irmão Rudy Barbosa Levy – Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana
- Irmão Iraci da Silva Borges – Membro do Gabinete do Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares
- Irmão Leonel Ricardo de Andrade – Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais
- Irmão Cristian Adrian Flores Maldonado – Membro do Gabinete do Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares
- Irmão Inácio Nicchetti de Campos – Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul
- Irmão Dieter Allan Miers – Representando as Grandes Lojas Unidas da Alemanha
- Sr. Jornalista Moacir Pereira – Representando a Associação Catarinense de Imprensa
- Sr. Jaekel Antônio de Souza – Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
- Dr. Dirceu Augusto Silveira Júnior – Delegado Regional da Policia Civil
- Tenente Coronel Dirceu Neundorf – Representando o Comandante da 5ª Região de Polícia Militar
- Coronel Sandro Emilio Dureck – Comandante do 62º Batalhão de Infantaria
- Sr. Dr. Mauricio Cavalazi Póvoas – Diretor do Fórum da Comarca de Joinville
- Sr. Rodrigo Coelho – Vice Prefeito de Município de Joinville e Presidente da Fundação Cultural de Joinville
- Sr. Rodrigo Fachini – Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville
- Sr. Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
- Irmão Nelson Rogério Stähelin – Delegado do Grão Mestre para 10º Distrito da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Renato Luiz Butzke – Presidente da Comissão Organizadora do XLVIII Encontro do Maçom
Da esquerda para a direita os Irmãos Cristian Adrian Flores Maldonado- Membro do Gabinete do Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares; Inácio Nicchetti de Campos, Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul; João Paulo Sventnikas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Iraci da Silva Borges, Membro do Gabinete do Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares; Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia; Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará; Geraldo Souza Macedo, Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso; e Leonel Ricardo de Andrade – ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.
Irmão João Eduardo Noal Berbigier (e), Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, e o Sr. Udo Döhler, prefeito de Joinville, passam pela Abóbada de Aço.
Entrada do Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.
Orquestra Cidade de Joinville abrilhantou a harmonia do evento.
Da esquerda para a direira: Irmão Dieter Allan Miers, representando das Grandes Lojas Unidas da Alemanha; Irmão Inácio Nicchetti de Campos. Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul; Irmão Leonel Ricardo de Andrade, ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; Iraci da Silva Borges – Membro do Gabinete do Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares; Irmão Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia; Irmão Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará; Irmão João Paulo Sventnikas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Irmão Geraldo Souza Macedo, Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso; Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão Nelson Rogério Stähelin, Delegado do Grão-Mestre para o 10º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; VENERÁVEL da Augusta e Respeitável Loja Simbólica XXX nº X; Sr. Udo Dohler, prefeito de Joinville; e Irmão Renato Luiz Butzke, Presidente da Comissão Organizadora do XLVIII Encontro do Dia do Maçom.
Execução do Hino Nacional.
Abertura do Livro Sagrado.
Irmão João Eduardo Noal Berbigier homenageia os Irmãos mais novo e mais velho do 10º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina.
Da esquerda para a direita, os Irmãos Nelson Rogério Stähelin, Delegado do Grão Mestre para 10º Distrito da Grande Loja de Santa Catarina; João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; e Ricardo José Roesler, Venerável Mestre desta Sessão e membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4.
A encenação da fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4, de Joinville, cultua o que aconteceu 160 anos atrás e reverencia os Irmãos que estiveram presentes naquela Sessão.
Momento da descida do turíbulo.
Um turíbulo especialmente produzido para a ocasião foi utilizado para a incensação.
Da esquerda para a direita, os Irmãos Dieter Allan Miers, representando as Grandes Lojas Unidas da Alemanha; Ricardo José Roesler, Venerável Mestre desta Sessão; João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; e Inácio Nicchetti de Campos, Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, no momento da queima do nó eterno da fraternidade.
Irmão Genivaldo da Silva, Orador desta Sessão e membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Xaver Arp nº 32.
Irmão Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.
Irmão Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia.
Sr. Udo Dohler, prefeito de Joinville.
Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.
Não entramos em mais detalhes, porque a Comissão Organizadora disponibilizará o vídeo completo da Sessão assim que estiver editado.