IMG_9599-2

Na noite do dia 22 de agosto, sábado, foi realizada a Sessão Magna Branca do XLVIII Encontro do Dia do Maçom, no Expocentro Edmundo Doubrawa, em Joinville.

Organizada pelas Augustas e Respeitáveis Lojas Simbólicas Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4, Mozart nº 8, Harmonia e Fraternidade nº 22, Xaver Arp nº 32, Ottokar Dörffel nº 59, Amizade ao Cruzeiro do Sul II nº 90 e Amadeus Mozart nº 108. A Comissão Central foi administrada pelos Irmãos Renato Luiz Butzke (presidente), Juarez da Silva König (tesoureiro) e José Renato Stein (secretário).

A Sessão Magna Branca do XLVIII Encontro do Dia do Maçom foi composta pelas sessões de abertura e encerramento instituídas pela Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina e também de uma cerimônia central denominada “Cerimônia dos 160 anos”, composta de duas partes.

Na primeira parte, um vídeo introduziu o tema do Encontro, apresentando o amor à terra de Santa Catarina, lembrando os Maçons ilustres fazendo homenagem à Muito Respeitável Grande Loja de Santa Catarina e propondo unir o orgulho em ser catarinense ao orgulho em ser Maçom.

Na segunda parte foi apresentada uma cerimônia ritualística com ênfase na mística, respeitando em tudo a tradição Maçônica, que recontou a história dos 160 anos de construção fraternal em Santa Catarina, à Luz das Grandes Lojas, a partir da aniversariante Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4 e demais anfitriãs do evento, subordinando-se a permissão do Sereníssimo Grão-Mestre.

Esta Sessão Magna Branca foi um grande espetáculo artístico, ritualístico, espiritual, místico, filosófico, histórico e principalmente fraterno. A formação do primeiro quadro da Loja precedida da invocação dos Padroeiros, para cumprir via incensação com o turíbulo especial a apresentação de nossas boas obras como Maçons ao Grande Arquiteto do Universo, foi um dos pontos altos da cerimônia.

Prestigiaram a Sessão Magna Branca do XLVIII do Dia do Maçom as seguintes autoridades:

  • Irmão João Eduardo Noal Berbigier – Grão Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Flávio Rogério Pereira Graff – Deputado do Grão Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Sr. Dr. Udo Dohler – Prefeito do Município de Joinville
  • Dr. Carlos Adauto Virmond Vieira – Secretário Estadual de Assuntos de Relações Internacionais, representando o Excelentíssimo Sr. Governador do Estado de Santa Catarina
  • Irmão Wilson Filomeno – Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Airton Edmundo Alves – Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Geraldo Souza Macedo – Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso
  • Irmão João Paulo Sventnickas – Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
  • Irmão Etevaldo Barcelos Fontenele – Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil
  • Irmão Rudy Barbosa Levy – Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana
  • Irmão Iraci da Silva Borges – Membro do Gabinete do Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares
  • Irmão Leonel Ricardo de Andrade – Ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais
  • Irmão Cristian Adrian Flores Maldonado – Membro do Gabinete do Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares
  • Irmão Inácio Nicchetti de Campos – Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul
  • Irmão Dieter Allan Miers – Representando as Grandes Lojas Unidas da Alemanha
  • Sr. Jornalista Moacir Pereira – Representando a Associação Catarinense de Imprensa
  • Sr. Jaekel Antônio de Souza – Comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville
  • Dr. Dirceu Augusto Silveira Júnior – Delegado Regional da Policia Civil
  • Tenente Coronel Dirceu Neundorf – Representando o Comandante da 5ª Região de Polícia Militar
  • Coronel Sandro Emilio Dureck – Comandante do 62º Batalhão de Infantaria
  • Sr. Dr. Mauricio Cavalazi Póvoas – Diretor do Fórum da Comarca de Joinville
  • Sr. Rodrigo Coelho – Vice Prefeito de Município de Joinville e Presidente da Fundação Cultural de Joinville
  • Sr. Rodrigo Fachini – Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville
  • Sr. Desembargador Nelson Juliano Schaefer Martins – Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina
  • Irmão Nelson Rogério Stähelin – Delegado do Grão Mestre para 10º Distrito da Grande Loja de Santa Catarina
  • Irmão Renato Luiz Butzke – Presidente da Comissão Organizadora do XLVIII Encontro do Maçom

IMG_9530

Da esquerda para a direita os Irmãos Cristian Adrian Flores Maldonado- Membro do Gabinete do Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares; Inácio Nicchetti de Campos, Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do  Estado do Rio Grande do Sul; João Paulo Sventnikas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Iraci da Silva Borges, Membro do Gabinete do Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares; Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia; Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará; Geraldo Souza Macedo, Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso; e Leonel Ricardo de Andrade – ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais.

IMG_4974

IMG_0084

Irmão João Eduardo Noal Berbigier (e), Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, e o Sr. Udo Döhler, prefeito de Joinville, passam pela Abóbada de Aço.

IMG_4990

Entrada do Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.

IMG_0077

Orquestra Cidade de Joinville abrilhantou a harmonia do evento.

DSC_0331

Da esquerda para a direira: Irmão Dieter Allan Miers, representando das Grandes Lojas Unidas da Alemanha; Irmão Inácio Nicchetti de Campos.  Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do  Estado do Rio Grande do Sul; Irmão Leonel Ricardo de Andrade, ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais; Iraci da Silva Borges – Membro do Gabinete do Irmão Radu Balanescu, Secretário Geral da Conferência Mundial de Grandes Lojas Regulares; Irmão Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia; Irmão Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará; Irmão João Paulo Sventnikas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Irmão Geraldo Souza Macedo, Grão-Mestre da Grande Loja do Mato Grosso; Airton Edmundo Alves, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Wilson Filomeno, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão Flávio Rogério Pereira Graff,  Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão Nelson Rogério Stähelin, Delegado do Grão-Mestre para o 10º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; VENERÁVEL da Augusta e Respeitável Loja Simbólica XXX nº X; Sr. Udo Dohler, prefeito de Joinville; e Irmão Renato Luiz Butzke, Presidente da Comissão Organizadora do XLVIII Encontro do Dia do Maçom.

IMG_9598

Execução do Hino Nacional.

IMG_9703

IMG_0064

Abertura do Livro Sagrado.

IMG_9707

IMG_9645

IMG_9636

Irmão João Eduardo Noal Berbigier homenageia os Irmãos mais novo e mais velho do 10º Distrito Maçônico da Grande Loja de Santa Catarina.

IMG_9649

Da esquerda para a direita, os Irmãos Nelson Rogério Stähelin, Delegado do Grão Mestre para 10º Distrito da Grande Loja de Santa Catarina; João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; e Ricardo José Roesler, Venerável Mestre desta Sessão e membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4.

IMG_9909

IMG_9903

IMG_9902

IMG_9804

A encenação da fundação da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Amizade ao Cruzeiro do Sul nº 4, de Joinville, cultua o que aconteceu 160 anos atrás e reverencia os Irmãos que estiveram presentes naquela Sessão.

IMG_4975

IMG_5004

Momento da descida do turíbulo.

IMG_9839

Um turíbulo especialmente produzido para a ocasião foi utilizado para a incensação.

IMG_9871

Da esquerda para a direita, os Irmãos Dieter Allan Miers, representando as Grandes Lojas Unidas da Alemanha; Ricardo José Roesler, Venerável Mestre desta Sessão; João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; e Inácio Nicchetti de Campos, Grande 2º Vigilante da Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul, no momento da queima do nó eterno da fraternidade.

IMG_9970

Irmão Genivaldo da Silva, Orador desta Sessão e membro da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Xaver Arp nº 32.

IMG_9976

Irmão Etevaldo Barcelos Fontenelle, Secretário Geral da Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil e ex-Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado do Ceará.

IMG_9977

IMG_9981

Irmão Rudy Barbosa Levy, Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana e ex-Grão-Mestre da Grande Loja da Bolívia.

IMG_9987

IMG_9998

Sr. Udo Dohler, prefeito de Joinville.

IMG_0023

Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina.

IMG_0020

IMG_9959

IMG_9901

Não entramos em mais detalhes, porque a Comissão Organizadora disponibilizará o vídeo completo da Sessão assim que estiver editado.

error: Este conteúdo está protegido. É proibido a sua cópia.