A Sessão Magna Pública Comemorativa ao Dia da Independência do Brasil, neste ano sob a organização do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, foi realizada no dia 5 de setembro, no Templo da Grande Loja de Santa Catarina, e contou com a presença de cerca de 600 Irmãos, cunhadas e convidados. Na Ordem do Dia constou a palestra “Segurança Pública, Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos”, do Irmão e Coronel Policial Militar Marcelo Pontes, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina.

 

Da esquerda para a direita, sentados, os Irmãos Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da GLSC; Adalberto Aluísio Eyng, Grão-Mestre Honorário do GOB-SC; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da GLSC; Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC; Sérgio Wallner, Grão-Mestre do GOSC; Irmão e Coronel Policial Militar Marcelo Pontes, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina; João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da GLSC; e Elmo Bittencourt, Grão-Mestre Honorário do GOB-SC. Em pé, os Irmãos Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da GLSC; Anderson Redinha Malgueiro, Ex-Deputado do Grão-Mestre da GLSC; Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre Honorário do GOB-SC; Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre Adjunto do GOSC; Walmor Backes, Grão-Mestre Honorário do G∴O∴B∴-S∴C∴; Sérgio Martinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto de Honra do GOSC; e Nelson Rogério Sthäelin, Grande 1º Vigilante da GLSC.

Estiveram presentes as seguintes autoridades:

Autoridades Maçônicas da Grande Loja de Santa Catarina (GLSC)

  • Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre
  • Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre
  • Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre
  • Irmão Anderson Redinha Malgueiro, Ex-Deputado do Grão-Mestre
  • Irmão Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre
  • Irmão Nelson Rogério Sthäelin, Grande 1º Vigilante

Autoridades Maçônicas do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina (GOB-SC)

  • Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre
  • Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre Adjunto
  • Irmão Adalberto Aluísio Eyng, Grão-Mestre Honorário e Assessor do Gabinete do Grão-Mestre Geral, neste ato representando o Grão-Mestre Geral, Irmão Múcio Bonifácio Guimarães
  • Irmão Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre Honorário
  • Elmo Bittencourt, Grão-Mestre Honorário
  • Walmor Backes, Grão-Mestre Honorário

Autoridades Maçônicas do Grande Oriente de Santa Catarina (GOSC)

  • Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre
  • Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre Adjunto
  • Irmão Miguel Christakis, Grão-Mestre Honorário
  • Irmão Sérgio Martinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto de Honra
  • Irmão Nery Kessler, Grande Comendador do Supremo Conselho de Santa Catarina para o Rito Escocês Antigo e Aceito

Autoridades Militares

  • Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, General de Brigada Márcio Luis do Nascimento de Areu Pereira, neste ato representado pelo Capitão Nilson da Silva Matos
  • Capitão-de-Mar-e-Guerra Caio Vinícius Cesar Feitosa, Comandante da Capitania dos Portos da Marinha do Brasil
  • Tenente-Coronel Aviador Jaques da Silva Valle, Comandante da Base Aérea de Florianópolis
  • Irmão e Coronel Policial Militar Marcelo Pontes, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina
  • Coronel Bombeiro Militar Marcos Aurélio Barcelos, Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
  • Capitão de Fragata André Luiz Vilela de Assis, Comandante Escola de Aprendizes de Marinheiros de Santa Catarina
  • André Saul do Nascimento, Superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Santa Catarina, neste Ato representado pelo Irmão Alberto Araripe Guesser, Superintendente Substituto em exercício

Autoridade Civil

  • Desembargador João Henrique Blasi, Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, neste ato sendo representado pelo Irmão Rafael de Mello

 

Da esquerda para a direita, os Irmãos Sérgio Wallner, Grão-Mestre do GOSC; Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC; e Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da GLSC.

Esta Sessão ficou a cargo dos Irmãos Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre Adjunto do GOB-SC, como Venerável Mestre; Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da GLSC, como 1º Vigilante; e Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre Adjunto do GOSC, como 2º Vigilante.

Após o Venerável Mestre declarar aberto os trabalhos da Sessão Magna Pública Comemorativa aos 200 Anos da Independência do Brasil, deu entrada ao Templo das Autoridades.

Ao som do Hino da Maçonaria, adentraram ao Templo os Grão-Mestres das três Potências Catarinenses, os Irmãos Sérgio Wallner (e), do GOSC; Altair Salésio Rodrigues (c), do GOB-SC; e Flávio Rogério Pereira Graff (d), da GLSC.

Chegando ao Trono, o Venerável Mestre passou o malhete para o Irmão Altair, que agradeceu e restituiu a condução dos trabalhos ao Irmão Nilson de Souza. 

No trono, da esquerda para a direita, os Irmãos Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da GLSC; Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC; Nilson Manoel de Souza, Venerável Mestre; Sérgio Wallner, Grão-Mestre do GOSC; e Irmão e Coronel Policial Militar Marcelo Pontes, Palestrante.

Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, 1º Vigilante.

Irmão Abelardo Camilo Bridi, 2º Vigilante.

O Irmão Nilson de Souza, Venerável Mestre, deu entrada ao Pavilhão Nacional, acompanhado das bandeiras de Santa Catarina, de Florianópolis, da GLSC, do GOB-SC e GOSC.

Após a entrada, foi executado o Hino Nacional, que foi cantado por todos.

Depois das bandeiras estarem em lugar de destaque, deu-se início a um diálogo entre o Venerável Mestre, o 1º Vigilante e o 2º Vigilante, que pode ser conferido clicando aqui.

Então, o Venerável Mestre convidou o Irmão Orador para se posicionar em frente ao Altar dos Juramentos para proceder a abertura do Livro da Lei e efetuar a seguinte leitura, ao som de “Ave Maria”:

O Rei justo. Um rei reinará de acordo com a justiça, seus príncipes governarão de acordo com o direito. Cada um deles será como um refúgio perante o vento, como abrigo contra a tempestade, como ribeiros de água em terra seca, como a sombra de grande rochedo em terra desolada. Os olhos dos que vêem já não estarão vendados, os ouvidos dos que ouvem perceberão distintamente. O coração dos irrefletidos procurará adquirir o conhecimento, a língua dos gagos falará com desembaraço e com clareza. Já não se chamará nobre ao tolo, nem se dirá ilustre àquele que é trapaceiro.” Isaias (32: 1-5)

Após o esquadro e o compasso estarem posicionados sobre o Livro da Lei aberto, o Venerável Mestre disse: “Graças te rendemos, Grande Arquiteto do Universo, porque, por tua bondade e misericórdia, nos tem sido possível vencer as dificuldades interpostas em nosso caminho, para nos reunirmos aqui e prosseguirmos em nosso labor. Fazei, Senhor, com que nossos corações e inteligência sejam sempre iluminados pela tua luz e fortificados por teu amor e bondade possamos compreender que, para o nosso trabalho ser coroado de êxito, necessário é, em nossas deliberações, subjugarmos paixões e intransigências à fiel obediência dos sublimes princípios da fraternidade, a fim de que nossas lojas possam ser um reflexo da ordem e da beleza que resplandecem em teu trono. Assim seja!”

Na Ordem do Dia, o Venerável Mestre se dirigiu aos presentes dizendo “neste momento em que a Maçonaria catarinense celebra mais um aniversário da Independência do Brasil, é nosso intuito tributar à pátria a homenagem que lhe é devida pelos homens de bem. Para relembrarmos a contribuição da Maçonaria Brasileira no movimento que levou à Independência e que ganhou corpo em sessões das Lojas “Comércio e Artes”, “União e Tranquilidade” e “Esperança de Niterói”, registramos, dentre inúmeros outros maçons, os nomes dos IIr\ Dom Pedro I, José Bonifácio de Andrada e Silva, Joaquim Gonçalves Lêdo e Cônego Januário da Cunha Barbosa, para que jamais sejam esquecidos como os lídimos construtores da pátria brasileira. Reafirmamos, de público, o compromisso de sempre defender a nossa Independência, com a consciência de que a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade só podem prosperar entre os povos, assim como entre as pessoas, se respeitada a soberania de todas e de cada uma das nações.

Então, o Irmão Nilson de Souza, Venerável Mestre, solicitou ao Irmão Orador (foto acima) para que procedesse a leitura do curriculum vitae do palestrante, o Irmão Marcelo Pontes, Cel. PM Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, conforme áudio a seguir:

 

O Irmão Marcelo Pontes procedeu a palestra “Segurança Pública, Dever do Estado, Direito e Responsabilidade de Todos”.

O Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre do GOSC, acompanhado do Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC, solicitou ao Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da GLSC, que efetuasse a entrega ao Irmão Marcelo Pontes de uma placa alusiva a palestra recém ministrada.

As palavras que o Irmão Flávio Graff proferiu ao Irmão Marcelo Pontes, antes de entregar a placa, pode ser conferido a seguir: 

 

Posteriormente, o Irmão Secretário leu o Termo de compromisso assinado por Irmãos candidatos ao pleito de 2022 a Deputados Estaduais e Federais, conforme áudio a seguir:

 

O Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do GOB-SC, fez uso da palavra em nome da três Potências Maçônicas Catarinenses, que pode ser conferido no áudio a seguir:

 

Na sequência, o Venerável Mestre solicitou ao Irmão Orador que procedesse a Saudação ao Pavilhão Nacional, conforme áudio a seguir:

 

Ato seguinte, o Irmão Orador fechou o Livro da Lei a pedido do Venerável Mestre.

Antes de encerrar a Sessão, o Irmão Nilson Manoel de Souza, Venerável Mestre, disse: “Meus Irmãos, cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, convidados e autoridades, ao final desta cerimônia, cumpre-nos agradecer vossas presenças nesta Sessão Magna Pública, comemorativa aos 200 anos de Independência do Brasil rogando ao Grande Arquiteto do Universo que a todos acompanhe, proteja e ilumine no retorno aos vossos lares.

E convidou a todos para participar do coquetel no Salão de Eventos da sede da Grande Loja de Santa Catarina.

Todas as fotos deste evento podem ser conferidos clicando aqui.

error: Este conteúdo está protegido. É proibido a sua cópia.