sesso-abertura-ano-manico-2016_25207185979_o

Autoridades Maçônicas, civis e militares antes do início da Sessão Magna Pública.

Na noite de 5 de março, no Templo da Grande Loja de Santa Catarina, em Florianópolis, foi realizada a Sessão Magna Pública de Abertura do Ano Maçônico de 2016. Esta Sessão, presidida pelo Grande Oriente de Santa Catarina, contou com a presença de 550 Irmãos, cunhadas, sobrinhos e convidados.

Vídeo em 360º do Templo da Grande Loja de Santa Catarina

sesso-abertura-ano-manico-2016_25482020741_o

Da esquerda para a direita, Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Sr. César Augusto Grubba, Secretário de Estado de Segurança Pública, representando o Excelentíssimo Senhor João Raimundo Colombo, Governador do Estado de Santa Catarina; General de Brigada Richard Fernandez Nunes, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro e palestrante desta Sessão; Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; e Irmão José Carlos Pacheco, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.

Prestigiaram esta Sessão Magna Pública as seguintes autoridades:

Autoridades Maçônicas da Grande Loja de Santa Catarina

  • Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre
  • Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Deputado do Grão-Mestre
  • Irmão Wilson Filomeno, ex-Grão-Mestre
  • Irmão Airton Edmundo Alves, ex-Grão-Mestre
  • Irmão Clair Sérgio Rodegheri, 1º Vigilante
  • Irmão José Mondardo, 2º Vigilante
  • Irmão Cirilo Luiz Vieira Junior, Grande Secretário Guarda-Selos
  • Irmão Renato Reis Odebrecht, Grande Tesoureiro
  • Irmão Orlando de Oliveira Reis, Secretário Executivo do Grão-Mestrado
  • Irmão Júlio César Geremias, Grande Chanceler
  • Demais Grandes Oficiais, Assessores e Colaboradores

Autoridades Maçônicas do Grande Oriente de Santa Catarina

  • Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre
  • Irmão Sérgio Matinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto
  • Irmão Messias Antonio Dores Bastos, Grão-Mestre Adjunto Honário
  • Irmão José Carlos Pacheco, Grão-Mestre Honorário
  • Irmão Edelson Naschenweng, Grão-Mestre Honorário
  • Irmão Francisco Vady Nozar Mello, Grão-Mestre Honorário e presidente da Fundação Hermon
  • Irmão Maurim Firmino Martins, Secretário Executivo
  • Irmão Adauri Paulo Schmitt, Secretário de Legislação

Autoridade Maçônica do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina

  • Irmão Elmo Bittencourt, Grão-Mestre Honorário

Demais autoridades Maçônicas

  • Irmão José Roberto Spósito, Soberano Comendador do Supremo Conselho de Santa Catarina para o Rito Escocês Antigo e Aceito
  • Irmão Edson Carlos Ortiga, Grande Inspetor e Patriarca do Sublime Grande Capítulo Adonhiramita para o Brasil

Autoridades Civis

  • César Augusto  Grubba, Secretário de Estado de Segurança Pública, representando o Excelentíssimo Senhor João Raimundo Colombo, Governador do Estado de Santa Catarina
  • Desembargador e Getúlio Corrêa, representando o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador Torres Marques
  • Manoel Timóteo, representando o jornalista Ademir Arnon, presidente da Associação Catarinense de Imprensa
  • Irmão e vereador Waldivio Paixão, da Câmara Municipal de Florianópolis

Autoridades Militares

  • General de Brigada Richard Fernandez Nunes, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro e palestrante desta Sessão
  • Tenente Coronel Aviador Antonio Ferreira de Lima Júnior, Comandante da Base Aérea de Florianópolis
  • Tenente Coronel PM IG Lacerda Queiroz, representando o Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina
  • Coronel BM Mocellin, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
sesso-abertura-ano-manico-2016_24948199233_o

Da esquerda para a direita: Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, César Augusto Grubba, Irmão João Paulo Sventnickas, Irmão Sérgio Matinho Nerbass, Irmão João Eduardo Noal Berbigier e Desembargador e Irmão Getúlio Corrêa.

Ocuparam os cargos de Venerável Mestre, o Irmão Sérgio Martinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina; 1º Vigilante, Irmão Clair Sérgio Rodegheri, 1º Vigilante da Grande Loja de Santa Catarina; e 2º Vigilante, o Irmão Adauri Paulo Schmitt, Secretário de Legislação do Grande Oriente de Santa Catarina.

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207358339_o

A palestra foi proferida pelo General de Brigada Richard Fernandez Nunes, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, cujo tema foi “A Missão Constitucional das Forças Armadas”.

sesso-abertura-ano-manico-2016_25548877006_o

Durante a sua palestra, o General de Brigada Richard Fernandez Nunes fez um breve relato sobre a história das forças armadas iniciando no período republicano. Falou sobre os principais episódios vividos, passando pela II Guerra Mundial até os momentos atuais. Comentou sobre as atribuições legais das forças armadas, que é de defender a soberania Pátria, manter os poderes constitucionais, garantindo o respeito à lei e a ordem. Disse que diversas vezes as forças armadas são chamadas para atuar. Que as forças armadas atuam em missão de paz em diversos países. Que atuam em apoio à defesa civil em diversos episódios, citando como exemplo tempestades, enchentes e mais recentemente o combate ao mosquito Aedes aegypti. Que as forças armadas estão sempre preparadas para cumprir com sua missão e que tem compromisso com o futuro do país no que se refere ao seu desenvolvimento e à defesa de sua soberania. preservando os poderes constitucionais, garantindo o cumprimento das leis e da ordem.

Encerrou com um efusivo “VIVA O BRASIL”, num sentimento de profundo patriotismo. Tendo sido aplaudido de pé por todos.

sesso-abertura-ano-manico-2016_25456289272_o

Terminada a Palestra do General de Brigada Richard Fernandez Nunes, o Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina agradeceu ao palestrante e anunciou a entrega de uma placa para materializar o agradecimento e pediu o Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, para proceder a leitura do seu conteúdo e entregá-la para o palestrante. O Irmão João Eduardo Noal Berbigier leu, fez a entrega agradeceu ao palestrante pelo exemplo de vida.

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944349614_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207286489_o

Posteriormente, as cunhadas Maria Anita Jardim Berbigier (d), esposa do Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, e Ivania Beatriz Ranzolin Nerbass (e), esposa do Irmão Sérgio Matinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina, entregaram flores para a Senhora Valéria Christina Teixeira Nunes, esposa do palestrante, o General de Brigada Richard Fernandez Nunes.

Foto-09-03-16-12-56-04-site

Fez uso da palavra o Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, agradecendo a presença de todos e pelo exemplo dado pelo palestrante. Disse que esse evento tem como objetivo estimular a todos para os trabalhos do ano que se inicia. Comentou que vivemos um momento preocupante e perigoso e que vivemos tempos de falta de credibilidade. Incitou aos Irmãos a fazer o que sabem, que a sociedade espera  a nossa atuação. Disse que temos motivos para sermos otimista porque tem muitos novos valores surgindo e citou o novo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Distrito Federal, Irmão Cassiano Teixeira Morais, que chegou ao Grão-Mestrado com apenas 36 anos de idade. Falou que temos tudo o que precisamos, é só colocar em prática o que sabemos e que a sociedade precisa de nós. Invocou ao Grande Arquiteto do Universo para que a todos ilumine para que possamos ter um ano de paz, harmonia e de muitas realizações.

Foto-09-03-16-12-56-08-site

O Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, agradeceu a presença de todas as autoridades que prestigiaram o evento. Disse que está ansioso para reiniciar o ano de trabalho. Comentou que é preciso traçar estratégia, que o momento político exige ação e que é preciso ratificar o exercício de nossos direito, mas também cumprir nossos deveres. Disse que precisamos exercitar a capacidade de pensar. Convidou a todos para pensar alto: “será que estamos fazendo a nossa parte?”. Comentou que precisamos de reforma política, trabalhista, fiscal, etc. Que antes de tudo isso nós precisamos mudar. Falou que precisamos utilizar nossos conhecimentos para o benefício de todos. Falou sobre os princípios de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, e questionou: “será que estamos agindo de acordo com esses princípios?” Sobre o princípio da Liberdade, disse que devemos exercê-la além daquilo que prevê a lei. Que é preciso ser livre amplamente sobre todos os aspectos. Sobre a Igualdade deve ser exercida sem absolutamente nenhum tipo de discriminação. E sobre a Fraternidade, que é o mais nobre dos sentimentos, que deve nascer espontaneamente no coração de cada pessoa. Comentou que o ter não deve sobrepor o ser. Que precisamos promover a nossa mudança conforme preconiza a Instituição Maçônica, que somos construtores sociais e como tal precisamos participar mais dos Observatórios Sociais, da Fundação Hermon, nosso braço social, e da Somar, braço político da Maçonaria. Rogou por uma pátria livre sobre todos os aspectos e que a fraternidade habite o coração de todos e que tenhamos todos um ano harmonioso e profícuo.

Após a Sessão, foi oferecido um ágape de confraternização a todos os presentes, no salão de eventos da sede da Grande Loja de Santa Catarina.

A seguir mais registros fotográficos desta noite feitos pelo Irmão Pedro Barcellos.

grande-loja-sc_24943942034_o

Membros da Alta Administração da Grande Loja de Santa Catarina.

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207583269_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25575081795_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25575091415_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25548987146_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25279483840_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25548928426_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25279432770_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944562384_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25279452100_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24948449863_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25548883966_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24948454863_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207214659_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944489244_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944365314_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207449719_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25575037655_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944358214_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25279295150_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207478539_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25207387169_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944428854_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24948262853_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944466544_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_24944476024_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25279303580_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25548693316_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25548683906_o

sesso-abertura-ano-manico-2016_25482081061_o

error: Este conteúdo está protegido. É proibido a sua cópia.