No dia 7 de março, no Templo da Grande Loja de Santa Catarina, aconteceu a Sessão Magna Pública de Abertura do Ano Maçônico de 2022 em Florianópolis. Neste ano, a organização esteve a cargo do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.
As autoridades maçônicas foram recepcionadas na sala do Grão-Mestrado. Da esquerda para a direita, sentados os Irmãos Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil; Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; Arquiriano Bits Leão, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil, Elmo Bittencourt, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; e João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina.
Em pé, os Irmãos Gustavo Martins Nienkotter, Grande Mestre Estadual dos DeMolays; Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; José Domingos Gavioli, Grande 2º Vigilante da Grande Loja de Santa Catarina; João José Amorim, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Antonio Chraim, Grande Orador da Grande Loja de Santa Catarina; André Abreu Binde, Ministro do Supremo Tribunal Eleitoral Maçônico; Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Adalberto Aluísio Eyng, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina; Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina; Walmor Backes, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Sérgio Martinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina; e Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.
Da esquerda para a direita, os Irmãos Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil; Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; e Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.
As seguintes autoridades se fizeram presentes:
Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina e 1º Vigilante da Sessão
- Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão Itamar Cardoso Rocha, Ex-Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão José Domingos Gavioli, Grande Segundo Vigilante da Grande Loja de Santa Catarina
Grande Oriente do Brasil
- Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil
- Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
- Irmão Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil
- Irmão Arquiriano Bits Leão, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil
- Irmão Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina e Venerável Mestre da Sessão.
- Irmão Adalberto Aluísio Eyng, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
- Irmão Wagner Sandoval Barbosa, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
- Irmão Elmo Bittencourt, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
- Irmão Walmor Backes, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
- Irmão João José Amorim, Grão-Mestre Honorário do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina
Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina e 2º Vigilante da Sessão
- Irmão Rubens Ricardo Franz, Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão Sergio Martinho Nerbass, Grão-Mestre Adjunto de Honra do Grande Oriente de Santa Catarina
Autoridades Civis
- Irmão Oni Mocelin, Deputado, representando neste ato o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, Deputado Moacir Sopelsa
- Irmão Getúlio Corrêa, Desembargador, representando neste ato o Presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Desembargador João Henrique Blasi
- Sr. Luciano Naschenweng, Sub-Procurador Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação, neste ato representando o Procurador Geral de Justiça Sr. Fernando da Silva Comin
- Sr. Topázio Silveira Neto, Vice-Prefeito de Florianópolis, neste ato sendo representando o Prefeito de Florianópolis Sr. Gean Loureiro
Autoridades militares
- General de Brigada Márcio Luis do Nascimento de Abreu Pereira, Comandante da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro
- Coronel Policial Militar Marcelo Pontes, Comandante-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina
Irmão Nilson Manoel de Souza (foto acima), Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, ocupou o cargo de Venerável Mestre e presidiu a Sessão Magna Pública de Abertura do Ano Maçônico de 2022. O Irmão Paulo Augusto Meira de Albuquerque, Deputado do Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, foi o 1º Vigilante da Sessão; e o Irmão Abelardo Camilo Bridi, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente de Santa Catarina, o 2º Vigilante.
O Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, devolve o malhete para o Irmão Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, após ter recebido ritualisticamente do Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, para conduzir os trabalhos como Venerável Mestre.
Ocuparam o trono, da esquerda para a direita, os Irmãos Ademir Cândido da Silva, Grão-Mestre Geral Adjunto do Grande Oriente do Brasil; Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina; Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil; Nilson Manoel de Souza, Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina e Venerável Mestre da Sessão; Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina; Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina; e Arquiriano Bits Leão, Presidente da Soberana Assembleia Federal Legislativa do Grande Oriente do Brasil.
O Irmão Ivo Borchard, do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, por solicitação do Irmão Nilson Manoel de Souza, Venerável Mestre, procedeu a abertura do Livro da Lei.
Posteriormente, deu-se entrada ao Pavilhão Nacional e a execução do Hino Nacional Brasileiro.
Na Ordem do Dia, o Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, proferiu a palestra “Os 200 Anos da Maçonaria no Brasil”,
O palestra do Irmão Múcio Bonifácio Guimarães pode ser conferida no áudio a seguir:
VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO
Ato seguinte, o Irmão Flávio Rogério Pereira Graff (terceiro da esquerda para a direita), Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, fala em nome das três potências agradecendo ao palestrante Irmão Múcio Bonifácio Guimarães (primeiro a esquerda), Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, e conduz a entrega de um mimo.
Os Irmãos Altair Salésio Rodrigues (segundo da esquerda para a direita), Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, e Sérgio Wallner (a direita), Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina fazem a entrega do mimo ao Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.
Em seguida, o Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, conduz a entrega da Comenda Grã-Cruz para o palestrante Irmão Múcio Bonifácio Guimarães, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil.
O Irmão Flávio Rogério Pereira Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, recebeu o Diploma Grão-Mestre Geral José Bonifácio, comemorativo ao Bicentenário do Grande Oriente do Brasil.
O Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Ex-Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, também foi homenageado, juntamente com o Irmão Flávio Graff, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, por ter sido participe da iniciativa de união entre as três potências.
O Irmão Sérgio Wallner, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, recebeu o Diploma Grão-Mestre Geral José Bonifácio, comemorativo ao Bicentenário do Grande Oriente do Brasil.
O Irmão Altair Salésio Rodrigues, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, fez uso da palavra em nome da três potências para destacar a importância do evento buscando o objetivo maior, que é trabalhar em conjunto para construir uma sociedade melhor. Aproveitou o momento para enaltecer o Dia Internacional da Mulher, e a importância da mulher na família e na sociedade.
Em seguida, foi realizada a saudação ao Pavilhão Nacional pelo Irmão Ivo Borchard, conforme áudio a seguir:
Por fim, o Irmão Nilson Manoel de Souza, Venerável Mestre, agradeceu a honrosa presença de todos e deu por encerrada a Sessão Magna Pública de Abertura do Ano Maçônico de 2022.
A seguir, mais registros fotográficos: