Foi fundada na última sexta-feira, 28 de agosto, em Chapecó, em ato solene, no Clube Recreativo Chapecoense, a SOMAR OESTE – Sociedade Maçônica Regional. Este evento foi prestigiado por cerca de 300 participantes, autoridades maçônicas, civis e militares, além de Irmãos das três potências maçônicas catarinense e convidados.
Compuseram a mesa diretora dos trabalhos as seguintes autoridades:
- Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina
- Irmão João Paulo Sventinickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina
- Irmão Adalberto Aluízio Eyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil em Santa Catarina
- Irmão José Aurélio Zambenedetti, Coordenador da Comissão Organizadora da SOMAR OESTE;
- Irmão Luciano José Buligon, vice-prefeito de Chapecó, na oportunidade representando o Sr. José Cláudio Caramori, prefeito de Chapecó
- Sr. Gelson Merísio, Presidente da Assembleia Legislativa
- Sr. Américo do Nascimento, Secretário de Estado para o Desenvolvimento Regional, representando o Sr. João Raimundo Colombo, Excelentíssimo Governador do Estado de Santa Catarina
- Coordenador do Grupo de Atuação Especial De Combate ao Crime Organizado, Promotor de Justiça Fabiano Baldissarelli;
- Tenente Coronel PM Cosme Munique Barreto, Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, de Chapecó;
- Tenente Coronel BM Aldo Franz, Comandante do Corpo de Bombeiro Militar, em Chapecó;
O Irmão José Aurélio Zambenedetti, o Zeca, Coordenador da Comissão Organizadora da SOMAR OESTE, foi o primeiro a falar e seu discurso foi o seguinte:
A entidade reúne associação de Maçons pertencentes a 42 Lojas Maçônicas dos municípios do Oeste de Santa Catarina e atuará como braço social da Ordem Maçônica na região, unificando as agendas e ações. Otimizará e integrará o desenvolvimento de projetos sociais se consolidando como entidade atuante e participativa na discussão de problemas, apresentação de proposições e acompanhamento de ações que objetivem a melhoria da vida da sociedade oestina.
Entre outras áreas, a SOMAR OESTE desenvolverá atividades nas áreas de segurança pública, economia, ciência política, educação, combate à corrupção, prevenção, causas e efeitos dos fenômenos climáticos, infraestrutura e logística, com foco nas rodovias, aeroportos, ferrovias e hidrovias.
Durante os pronunciamento, foi destacado pelos oradores que a Ordem Maçônica objetiva tornar o mundo onde vivemos melhor e mais feliz. Em consequência, cultua o amor fraternal, a igualdade entre os homens, o aperfeiçoamento dos costumes, a tolerância, o respeito às autoridades constituídas bem como o livre culto religioso. Liberdade, igualdade e fraternidade são, com a crença em um princípio criador, a máxima da Ordem Maçônica.
Os Maçons se reúnem semanalmente em Oficinas, chamadas de Lojas Maçônicas, espalhadas pelas cidades do mundo inteiro e comungam seus princípios de justiça e liberdade com as comunidades onde estão inseridas.
O primeiro a falar foi o Irmão José Aurélio Zambenedetti, o Zeca, Coordenador da Comissão Organizadora da SOMAR OESTE, que disse o seguinte:
Em nome dos Maçons aqui presente e os que não puderam participar, oriundos de 42 lojas do grande oeste catarinense, saudamos as autoridades nominadas pelo cerimonial. Nossa saudação às senhoras e senhores, amigos da imprensa e convidados.
Ao longo do tempo a maçonaria tem sido baluarte de importantes ações em favor do bem comum e da evolução do gênero humano.
Grandes eventos e momentos balisadores da humanidade foram e continuam sendo idealizados pela maçonaria. momentos de conflitos, momentos de união, momentos de renovação de diversos quadrantes.
As ações dos Maçons continuam sendo, desde os primórdios, pesquisar, defender o conhecimento, combater a ignorância, os preconceitos e erros. Tudo com vistas ao bom andamento da evolução do povo e de seus governantes.
Hoje estamos realizando mais um ato que se tornará prática em ações visíveis, onde a maçonaria operativa desvela seus princípios com associação de irmãos em torno de objetivos comuns. A tríade liberdade, igualdade e fraternidade continua sendo a base norteadora na constituição da SOMAR OESTE. com toda certeza, para somar, teremos que multiplicar.
A SOMAR OESTE tem como objetivo otimizar e integrar o desenvolvimento de projetos sociais. na condição de entidade atuante e participativa na discussão e apresentação de proposições positivas visando o desenvolvimento sócio econômico, respectivamente a melhoria da qualidade de vida da sociedade oestina em diversas áreas.
Passaremos apresentação de alguns objetivos da somar oeste
Ações pontuais:
- Incentivar, apoiar, aproximar e fortalecer as lojas maçônicas legais e reconhecidas e seus integrantes reforçando a base da sociedade que é a família;
- Organizar um calendário maçônico integrando reuniões para eventos internos, encontros de confraternização e sessões brancas comemorativas;
- Desenvolver novos projetos sociais, apoiando boas iniciativas em favor do bem comum;
- Defender investimentos em áreas sociais que visem a melhoria do índice de desenvolvimento humano local e regional;
- Fomentar o desenvolvimento sócio econômico local e regional;
- Defender ações de combate a corrupção e campanhas educativas que visem reforçar a ética, a moral e os bons costumes;
- Apoiar a Fundação Hermon, braço social da Maçonaria, estimulando ações na região oeste;
- Apoiar entidades paramaçônicas como Filhas de Jó, Lowtons e Ordem Demolay;
- Manter a permanência e apoio na condução administrativa dos hospitais regional do oeste que é referência para 120 municípios da região em diversas áreas de alta complexidades, com ampliação dos serviços para cardiologia por exemplo;
- Manter administração do Hospital da Criança em Chapecó e Nossa Senhora da Saúde em Coronel Freitas e outros municípios de atuação;
- Apoiar a difusão do ancianato já em construção em chapecó, projeto Residencial Vila Verde, com capacidade para acolher 300 idosos; apoiar projetos e iniciativas locais de todas lojas da região associadas à somar;
- Defender ações nacionais de preservação do ecossistema brasileiro, com ênfase para Bacia Amazônica, Planalto Central e Meridional, como a região do Pantanal.
- Defender ações governamentais para uso sustentável do Aquífero Guarani no Cone Sul;
- Reivindicar e defender a implantação de uma estação meteorológica regional equipada com radar e demais suprimentos e recursos humanos necessários para monitoramento do clima;
- Apoiar a Defesa Civil nas ações humanitárias em situações de emergência;
- Incentivar ações que visem prevenção de fenômenos climáticos com orientações à comunidade sobre causas, efeitos e consequências, bem como orientar sobre como proceder em casos de grandes catástrofes.
- Reivindicar e acompanhar o desenvolvimento de projetos, bem como a correta aplicação de recursos públicos em rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrovias e energias renováveis como eólica e solar.
Foto geral do Evento.
Na sequência, a palavra foi passada para o Irmão Américo do Nascimento, Secretário de Desenvolvimento da Estado – Secretaria Regional do Oeste.
O Irmão Gelson Merisio, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no momento do seu discurso.
O Irmão Luciano Buligon, Vice-prefeito Municipal de Chapecó, representando o Sr. José Cláudio Caramori, prefeito de Chapecó.
Foto geral do evento, ao fundo continua a fala do Irmão Luciano Buligon.
Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, destaca a importância de apoiar um projeto como o da SOMAR e enfatiza que a SOMAR OESTE fará a diferença em toda a região oeste catarinense.
Irmão Adalberto Aloízio Eyng, Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, diz que estará a frente deste processo juntamente com as outras potências.
O Irmão João Paulo Sventnickas, Grão-Mestre do Grande Oriente de Santa Catarina, enaltece a participação de todos os Irmãos para que a SOMAR OESTE alcance os objetivos traçados e diz estar engajado fortemente neste processo.
Foto geral do Evento.
Além do trabalho do Irmão Marcos Bedin (texto base e fotos para esta matéria), da MB Comunicação, destaca-se o Irmão Edú Vial, da Relatec, que muito contribuiu para as comunicações no Ato da SOMAR OESTE.