Somar

A Sociedade Maçônica Regional – SOMAR, nasceu na década de 80 com o nome de “Conselho de Veneráveis Mestres de Blumenau e Região” , quando Veneráveis Mestres das Lojas de Blumenau e região, reuniam-se com a finalidade de tratar de agendas comuns (Sessões Magnas e eventos maçônicos), debater assuntos relacionados à comunidade local e estreitar os laços de fraternidade.

A reunião mensal, acontecia sempre numa sexta feira no restaurante Frohsinn. O Conselho foi crescendo, com a adesão de todas as Lojas da região, e a direção foi compartilhada entre as três Potências Maçônicas: Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina, Grande Loja de Santa Catarina e Grande Oriente de Santa Catarina, revezando-se o presidente, anualmente, indicado por uma das três potências.

Na gestão 2010-2011, do Irmão Magnus Wolframm, da Grande Loja de Santa Catarina, o Conselho de Veneráveis Mestres inicia um novo ciclo de interlocução com a sociedade local, convidando representantes de várias entidades (FIESC, Prefeituras) para palestras e debates, incentivando a participação da Maçonaria Regional.

Na gestão 2011-2012, do Irmão Jean Carlo Michel, o Conselho de Veneráveis Mestres é transformado em SOMAR – Sociedade Maçônica Regional, fortalecendo seu papel de interlocutor e representante da Maçonaria Regional junto à sociedade, mantendo e ampliando as palestras e debates com autoridades estaduais, e criando comissões de trabalho, como para o acompanhamento dos projetos de contenção das cheias no Vale do Itajaí.

Em 27 de fevereiro de 2012 em Sessão Magna Pública para comemorar a abertura do ano maçônico em Blumenau e região, realizada no Viena Park Hotel e com a presença de mais de 300 convidados, o “Conselho de Venerável Mestres de Blumenau e Região – CVMBR” ganhou oficialmente uma nova identidade, passando a denominar-se “Sociedade Maçônica Regional – SOMAR”, ganhando um moderno logotipo.

Com isso houve a transmutação do Portal MASBLU (www.masblu.org.br) que vinha servindo de meio de comunicação e divulgação das Lojas desde 2004 para o Portal SOMAR (somarsc.org) dando continuidade dos trabalhos.

Na gestão 2012-2013, do Irmão Avelino Lombardi Jr , do Grande Oriente de Santa Catarina, a SOMAR ganha personalidade jurídica e seu estatuto, passando a participar de maneira efetiva em ações comunitárias, como a fundação do Observatório Social de Blumenau, do qual é signatária.

O presidente da gestão 2014/2015 é o Irmáo Paulo Sérgio Kriegbaum.

error: Este conteúdo está protegido. É proibido a sua cópia.