Foi realizado no dia 12 de novembro, sábado, na sede da Grande Loja de Santa Catarina, o XI Encontro Maçônico de Cultura, organizado pela Augusta e Respeitável Loja Simbólica Templários da Nova Era nº 91, que contou com uma significativa presença de Irmãos, cunhadas e convidados de Lojas da Grande Loja de Santa Catarina, do Grande Oriente de Santa Catarina e do Grande Oriente do Brasil – Santa Catarina.
Uma tarde/noite repleta de cultura nos seguintes formatos: palestra, música, exposição de pinturas e literaturas, conforme a programação que pode ser conferida clicando aqui.
O Irmão Ademar Vasechi (c), Coordenador do Encontro de Cultura Maçônica e Gr∴ Secretário de Cultura da G∴L∴S∴C∴, tendo o Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, à sua esquerda, agradece o apoio da Grande Loja de Santa Catarina e da Loja Templários da Nova Era nº 91. Posteriormente, passa a palavra ao Irmão Jerônimo Borges Filho (e), Venerável Mestre da Templários da Nova Era nº 91, para fazer as suas considerações.
O Irmão Jerônimo Borges Filho agradece a colaboração do Irmão Valsechi pelo trabalho de organização do evento e ao Irmão Berbigier pelo apoio.
O Irmão João Eduardo Noal Berbigier dá boas vindas a todos, parabeniza o Irmão Valsechi pela organização, ao Irmão Jerônimo Borges pela contribuição da Loja Templários da Nova Era nº 91 e declara aberto o XI Encontro de Cultura Maçônica.
O Irmão Silvaldercon de Oliveira (Deco Dalponte), um dos autores do Hino Oficial da Grande Loja de Santa Catarina, canta o Hino.
Foto com Irmãos que vieram do Sul do Estado de Santa Catarina.
A primeira palestra teve o tema “Salmo 133”.
O Irmão Ademar Vasechi apresenta o primeiro palestrante, o Irmão Arlindo Roberto Voltolini, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Fraternidade Criciumense nº 33, de Criciúma.
O Irmão Arlindo Roberto Voltolini apresenta a palestra sobre o Salmo 133.
Enquanto o Irmão Voltolini apresentava palestra exclusiva para os Maçons, no auditório, o Irmão Cesar Zabot, da Loja Templários da Nova Era nº 91, apresenta a palestra “A Busca da Felicidade”, para as cunhadas e convidados, no salão de eventos.
No intervalo de cada palestra, o Irmão Deco Dal Ponte brindou os participantes com músicas relacionadas com os temas apresentados, sendo algumas de sua autoria e outras já conhecidas.
A segunda palestra teve como tema “O Esquadro: Uma Visão Diferente”.
O Irmão Edson Rovina, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Wolfgang Goethe nº 113, de Joinville, foi o palestrante.
Momento do coffee Break.
Após o coffee break, foi apresentada a palestra “Colóquio sobre a Morte e o Morrer”, para Irmãos, cunhadas e convidados.
Desta vez o palestrante foi o Irmão Irmão Juliano Fonseca Tonello, da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Caminhos da Verdade nº 92, de Blumenau.
A palestra “A Estrela Flamejante: As Luzes da Vida”, foi ministrada pelo Irmão Ronald Cesar Ventura Pinto, da Loja Templários da Nova Era nº 91, de Florianópolis.
O Irmão Vasechi (e) apresenta os Irmãos Sérgio Gomes Mattos (c) e Eleutério Nicolau da Conceição, artista plásticos, que apresentaram a palestra “Falando de minha Arte”.
O Irmão Sergio Mattos foi o primeiro a falar sobre as suas obras.
Depois foi a vez do Irmão Eleutério comentar sobre as obras de sua autoria.
O Irmão João Eduardo Noal Berbigier, Grão-Mestre da Grande Loja de Santa Catarina, encerrou o evento com chave de ouro, apresentando a palestra com o tema “A Moderna Maçonaria”.
O Irmão Valsechi agradece aos palestrantes e convida a todos para se dirigirem ao salão de eventos onde em continuidade da programação serão realizados o lançamento de seu livro “Somos Poeira do Universo: A Vida, A Inteligência e Nossas Crenças”, exposição de obras dos artistas plásticos Irmãos Eleutério e Sérgio Mattos, obras literárias do Irmão Eleutério e de diversos autores.
O lançamento do livro do Irmão Vasechi e a exposição de obras aconteceu acompanhada de degustação de queijos e vinhos selando assim mais um evento comemorativo aos 60 anos da Grande Loja de Santa Catarina.
Fotos produzidas pelos Irmãos Ismael Ramos Gomes e Giuliano Armanini, e cunhada Antonia Vidal Borges podem ser conferidas clicando aqui.